a carregar...

CEIS20

Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX

Práticas Educativas e Formação de Professores

Sub-linha: Currículo, didática e supervisão

A estreita ligação entre o estudo da "aprendizagem”, do “ensino" e da “formação de professores”, que as teorias correlacionais e cognitivistas privilegiaram, tem sido, nas últimas décadas, pouco considerada na investigação educacional. Num momento em que se cruzam múltiplos e contraditórios discursos, tanto de origem académica como política e social, a respeito dessa ligação, considera-se importante retomá-la como referência para um trabalho científico que urge desenvolver, num alinhamento com equipas internacionais que seguem o mesmo rumo. Em concreto, este trabalho parte do conjunto de decisões respeitantes à aprendizagem que dão forma ao “currículo” para explorar as opções “pedagógicas” e “didáticas" que permitem a sua concretização. Trata-se de um trabalho que tem continuidade na “formação de professores, âmbito em que se privilegia a "supervisão” do desempenho docente.