a carregar...

CEIS20

Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX

Tradição e legitimação identitária num espaço insular: o caso de S. Miguel (Açores). Salvaguarda, valorização, (re)criação e inovação das tradições como suportes de políticas identitárias

Carmen Ponte

Grupo de Investigação Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização


Resumo:

O presente projecto insere-se num campo de estudos interdisciplinar, procurando-se analisar o debate cultural secular sobre a especificidade da cultura/tradição e identidade açorianas, contribuindo para o aprofundamento do conhecimento histórico e cultural sobre os Açores.

Tem-se verificado nos últimos anos uma crescente preocupação com a sobrevivência da identidade cultural local, propiciando, de certo modo, uma emergência de estratégias específicas de revitalização, (re)criação das tradições. Neste âmbito, pretende-se investigar como no caso dos Açores, vem sendo construído, a partir de lideranças políticas e culturais, um projecto de revivificação e de firmação da identidade cultural açoriana.

Como esta vertente do projecto se relaciona com o legado histórico açoriano, pretende-se também criar uma base de dados histórica e cronológica das tradições e aspectos do legado da história e cultura açorianas. Ela é apresentada sob a forma de uma interface multimédia com o intuito de evocar a importância da transmissão e registo de conhecimentos, a partir de fontes escritas e orais, de manifestações culturais do património imaterial açoriano, utilizando para isso, os novos meios de comunicação (http://www.tradicoes-acorianas.com/). Deste modo, esta base de dados dedicar-se-á à recolha, estudo (evolução histórica) e difusão de conteúdos não só de práticas culturais (tradições de religiosidade popular, festas, romarias, ...), como também de tradição oral e escrita (cantigas, superstições, crenças, gazetilhas, charadas, folhinhas, folhetos e almanaques dos Açores...), de memórias e histórias locais (de figuras e intelectuais que contribuíram para o estudo e divulgação do património histórico e etnográfico dos Açores e que não mereceram ainda a importância e interesse devidos em termos de investigação), de literatura popular (poesia, cancioneiro e romanceiro popular sobre catástrofes naturais, tragédias, guerras, emigração, factos históricos memoráveis) e, eventualmente, outros conteúdos que venham a ser considerados necessários. O conteúdo de cada um dos campos é apresentado sob a forma de fichas de leitura compostas por uma data­‑título, um sumário, uma bibliografia, imagens ou documentos digitalizados, ficheiros audio e vídeo, caso estes existam. Neste âmbito, e visto tratar-se de um número significativo de temáticas ou tópicos a recolher e a estudar, centramos o nosso campo de investigação na ilha de São Miguel. No entanto, e dependendo de um enquadramento futuro no que respeita ao desenvolvimento do trabalho em questão, tencionamos, também, alargar esta base de dados, em termos geográficos, de forma a abranger elementos e conteúdos das diversas ilhas do arquipélago.


Palavras chave:

Identidade, Açores, regionalismo, cultura, tradições, património imaterial


Início e fim previsto da investigação

2009-2016 (pós-doutoramento da FCT)


Orientação científica: Professor Doutor António Nuno Rosmaninho Rolo; Professor Doutor Carlos Alberto da Costa Cordeiro


Lista de publicações e comunicações:

Artigos:

- “Defesa, recuperação e valorização do património artístico e cultural como processo de “construção” e afirmação identitárias: o exemplo dos Açores.” In Rollo, Maria Fernanda et al. Atas do I Congresso de História Contemporânea, 2012, Lisboa: IHC / CEIS20 / Rede História, pp. 22-36. FCSH: IHC - Livros nacionais. 978-989-98388-0-2. (URL: http://run.unl.pt/handle/10362/10684)

- “As tradições como suporte fundamental de construção e afirmação regionalistas.” In Atas do Colóquio Internacional Os Açores, a I Guerra Mundial e a República Portuguesa no contexto internacional, Presidência do Governo Regional dos Açores, Direção Regional da Cultura : Ponta Delgada, 2012, pp. 221-246.

- “História e memória: o caso das aparições de Agua de Pau em 1918.” In Luís Torgal, Revista Estudos do Século XX, n°11, CEIS20, Universidade de Coimbra. 2011, pp. 335-353.

- “Ao encontro das tradições orais na prática Romeiros de São Miguel.” In Funk, Gabriela, Estudos sobre Património Oral, Ponta Delgada : Câmara Municipal de Ponta Delgada, 2007, pp. 145-170.

- “Le témoignage corporel dans l’exemple du pèlerinage Romeiros de São Miguel.” In Perrin, Claire, Corps et Témoignage, Caen : PUC, Université de Caen Basse-Normandie, 2006, pp. 65-79.

- “O testemunho dos viajantes Romeiros de São Miguel. A mulher e o homem no exemplo da romaria.” In Moreno, Fernando ; Josserand, Sylvie ; Colla, Fernando (ed.), Fronteras de la literatura y de la crítica, Poitiers, CRLA-Archivos/ IILI, 2006, 50 p.

- “Romeiros de São Miguel : tradition et innovation.” In Jean-Philippe Husson, Escritural Écritures d’Amérique latine, n°2, CRLA-Archivos, Universidade de Poitiers, 2009, pp. 374-404. (http://www.escritural.eu/)

Comunicações em Colóquios e Congressos

2013 : VI Congresso Internacional A Vez e a Voz da Mulher em Portugal e na Diáspora: Tempos e Percursos, 27-29 Junho, Universidade dos Açores, Portugal. Comunicação intitulada: “A questão do género no exemplo das romarias quaresmais de São Miguel”.

2013: V Congresso Internacional REELS-ENCLS Îles et Continents: (re)constructions identitaires, 26-28 Setembro, Universidade da Madeira (Funchal). Comunicação intitulada: “As tradições como meio de (re)construção e afirmação identitárias: o caso dos Açores”.

2012 : Colóquio Internacional Savoirs et saveurs de la littérature latino-américaine, 17-19 Outubro, CRLA-Archivos, Universidade de Poitiers. Comunicação intitulada: “Dos Açores a Santa Catarina: saberes e sabores tradicionais no exemplo da festa do Divino Espírito Santo”.

2012 : I Congresso de História Contemporânea, 18-19 Maio, Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

2011 : Colóquio Internacional L'esprit, la lettre, l'image du «Cordel», expression populaire, culture savante ?, 06-07 Outubro, UFR Lettres et Langues, CRLA, Universidade de Poitiers. Comunicação intitulada : “Culture populaire : histoire, mémoire, voix et écriture. La présence de la littérature de cordel dans la production culturelle et littéraire açorienne.”

2010 : Colóquio Internacional A República e as Ilhas: História e Memória, 16-17 Dezembro, Universidade dos Açores. Comunicação intitulada “A questão religiosa na I República : aspectos da vivência açoriana.”

2008 : Congresso Internacional L’Homme au cœur des dynamiques sociales, territoriales et culturelles, volet Compréhension et préservation du patrimoine, 03-05 Outubro, MSHS : Universidade de Poitiers. Comunicação intitulada “Un romance historique açorien du XVIe siècle et la question de ses origines : populaire ou érudite/orale ou écrite ? ”