a carregar...

CEIS20

Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX

A Europa na Diplomacia Portuguesa. Uma visão comparativa pós-guerras

Isabel Baltazar

Grupo de Investigação Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização


Resumo:

A Europa na Diplomacia Portuguesa. Uma visão comparativa após-guerras pretende mostrar a situação europeia pós-guerra e a sua evolução a partir das fontes arquivísticas portuguesas, particularmente ricas no Arquivo-Histórico Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Paralelamente a esta percepção da Europa é, também, compreendido o posicionamento de Portugal perante essa Europa. As origens da construção de uma Europa Unida no século XX encontram-se ligadas a uma desunião de facto, consumada num conflito mundial. É interessante conjugar as forças que provocam conflitos entre os povos com outras que, em sentido contrário, provocam laços de união, mais ou menos duradoura, mais ou menos consistente em termos políticos. É a política que conduz o destino dos povos. É a diplomacia, mais ou menos pura, mais ou menos doce, que possibilita o apaziguamento de conflitos ou, simplesmente, o aprofundamento de relações de amizade entre estados. O nosso plano pretende "testar" esta diplomacia a partir do dia-a-dia de relações entre os países. O arquivo diplomático português é de uma riqueza e organização exemplar para pôr em marcha este plano. Os documentos aí existentes vêm comprovar outras fontes sobre o assunto já consultadas, quer manuscritas quer impressas, muito particularmente os testemunhos dos "actores" dos acontecimentos.

Foi a partir dos conflitos inerentes à primeira guerra que a Europa percebeu a necessidade de alguma estabilidade, fundamentada numa unidade factual, para evitar um novo conflito. Perante os perigos que ameaçavam a paz nas nações, a velha ideia de unidade europeia deixa de ser uma utopia de intelectuais, para passar a ser um objectivo político. Após a segunda guerra, a posição dos estados sobre uma União Europeia já não é a mesma, nem tão entusiasmada como tinha sido em relação à primeira guerra. Muito particularmente a de Portugal. Estaria definitivamente desinteressado da Europa? Será a sua atitude, revelada pela documentação diplomática, reveladora de um antieuropeísmo? Muitas dúvidas por esclarecer, muitas interrogações a fazer à abundante documentação diplomática disponível.


Palavras-chave:

Europa- Diplomacia- Guerras.


Publicações:

Publicações de Livros:

Portugal e a Ideia de Europa. Pensamento Contemporâneo. Lisboa, Editora Esfera dos Livros (em preparação).

Os Estados Unidos da Europa. Ecos do Ideal Europeu de Victor Hugo em Portugal. Prefácio de João César das Neves. Lisboa, Roma Editora (no prelo).

Publicações em Livros:

“Imagens da Europa nas Elites Intelectuais do Século XIX em Portugal”, in Entre Molduras, coord. De Annabela Rita e Dionísio Vila Maior (no prelo).

“A Europa na Diplomacia Portuguesa. As vozes da imprensa durante a República”, in Cadernos Outras Vozes na República (1910-1926). Actas do Congresso Nacional de História e Ciência Política, Lisboa, Museu da Presidência da República, pp.328-337.

Artigos:

“A crise do Estado-Providência. Requiem pelo Estado-Nação e o desafio do projecto europeu”, Estado- Providência, capitalismo e democracia, in Revista Estudos do Século XX, nº13, Coordenação: João Paulo Avelãs Nunes, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013, ISSN: 1645-3530.

“A Europa dos Pequenos Passos. O aprofundamento na História da Construção Europeia (1948-1950)”, Flexibilidade da Construção Europeia, in Revista Debater a Europa, Dir. Maria Manuela Tavares Ribeiro, 2012,ISSN 1647-6336, pp. 7-29.

“Europa da Cultura”, in http://ec.europa.eu/Portugal/index.pt.htm, Comissão Europeia, 17 de Julho de 2013.

“Louise Weiss (1893-1983).Reflexões sobre as Memórias de uma Europeia”, Revista Faces de Eva nº 26, Direcção de Zília Osório de Castro e Isabel Baltazar, FCSH/UNL, Lisboa, Edições Colibri, 2012.

Winston Churchill. Numa mão a espada, na outra a pena lutando pela paz”, Revista Lusíada História nº8, 2012, pp.349-368.

“Educar para a Cidadania Europeia”, in Revista Debater a Europa, Dir. Maria Manuela Tavares Ribeiro, ISSN 1647-6336, 2013 (no prelo).

“A Europa de Adolfo Casais Monteiro: Um sonho português para os europeus. Um Confronto com a Visão da Diplomacia”, a publicar na Revista Cultura, Centro de História da Cultura, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

Alcide de Gasperi e Paul-Henri Spaak, in Dicionário de Figuras Europeias, em preparação.

“A Agonia da Europa em María Zambrano”. Estudo bilingue em português e espanhol a publicar na Revista Cultura da FCSH/UNL e numa Revista da Universidade de Salamanca.