a carregar...

CEIS20

Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX

A imagem no enquadramento do desejo: pintura, fotografia e cinema

Isabel Nogueira

Grupo de Investigação Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais


Resumo:

Trata-se de um ensaio que cruza a história da arte com a teoria e com a estética; os movimentos artísticos com os conceitos. Mas que se centra, sobretudo, na imagem, isto é, na bidimensionalidade do objecto, interrogando-o de diversas formas, nas sua diferentes relações, intersubjectividades e transversalidades. É ainda um ensaio que  se reporta à cultura visual e à compreensão deste  complexo universo. Este estudo tem início cronológico naquele momento fulcral na história cultural e artística do Ocidente, que foi o advento da fotografia e o seu desenvolvimento nos aos 40 do século XIX. Como primeira e imediata consequência deste acontecimento situamos o fim do realista/mimética da pintura, seguida da possibilidade de acessibilidade da obra às massas através da reprodutibilidade e da alegada perda da aura - questão central no texto de Walter Benjamin "A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica" ( 1936) . Na verdade, através de uma delimitação física  material e deliberada, surge um espaço de legibilidade baseado no poder do olhar: de quem constrói e quem vê; o que Roland Barthes definiu como operador e espectador. Entendemos este espectador como um ser activo, desejante. Este ensaio movimenta-se nestas diferentes questões, assim como por entre a pintura, a fotografia e o cinema.


Palavras-chave:

Imagem, Teoria, História da arte, Interdisciplinaridade


Isabel Nogueira é bolseira de Pós-Doutoramento da FCT, com um projeto de investigação inscrito na FLUC/CEIS20-UC e com uma temporada de 6 meses na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (2010-2011). A investigação teve início em Fevereiro de 2010 e terá fim em Fevereiro de 2016.


Publicações:

Livros:

- Modernidade avulso: escritos sobre arte. Vila Real: Edições A Ronda da Noite, 2014.

Artigos:

- Cinema e pintura: imagem cinematográfica e expressão plástica. Estudos do Século XX. Coimbra: CEIS20. N.º 11 (2011), p. 137-150.

- Cinéma et peinture: visions en dehors et en dedans. Recherches en Esthétique, Revue du CEREAP. Martinique/Paris. N.º 17 (déc. 2011), p. 53-58.

- Image photographique, aura et transgression. Recherches en Esthétique, Revue du CEREAP. Martinique/Paris. N.º 18 (jan. 2013), p. 79-83.

- Imagem fotográfica, aura e transgressão. Telhados de Vidro. Lisboa. N.º 18 (maio 2013), p. 153-164.