CEIS20

Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX

A Integração das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia. Características e fases. Caso de Portugal e Espanha. Um estudo comparativo

Isabel Maria Freitas Valente

Grupo de Investigação Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização

Resumo:

O presente projecto de investigação desenvolver-se-á partindo do estudo e problematização do conceito de ultraperiferia, procurando-se explorar o surgimento, a natureza e a evolução deste conceito, e, bem assim, identificar os papéis que tem desempenhado, em particular na Região Autónoma dos Açores e Região Autónoma da Madeira, bem como nas ilhas Canárias. Transcorrer-se-á todo um percurso histórico que permitirá abrir e traçar quadros e perspectivas com vista a uma melhor apreensão do tema central, incidindo num estudo comparativo sobre as Regiões Ultraperiféricas (Rups) da União Europeia (EU), muito particularmente, das portuguesas e espanhola. Procuraremos estudar os principais escritos e acervos (documentos arquivísticos, legislação, livros, monografias, artigos, debates parlamentares) desse processo e definir as coordenadas essenciais da estratégia política, económica-social, cultural e diplomática destas Regiões e dos respectivos Estados-Membros. Faremos uma análise, não apenas diacrónica e expositiva, mas também problematizadora e privilegiaremos a interdisciplinariedade com vista a uma melhor compreensão global do objecto de estudo, e das suas potencialidades.

Calendarização

Fevereiro de 2014 a 2017

Publicações

· “O voto jovem e as eleições para o Parlamento Europeu”, in Revista Debater a Europa n.º11, Aveiro, CIEDA/CEIS20, 2014, pp. 65-81. ISSN 1647-6336. (artigo em co-autoria).

· “Les Régions Ultrapériphériques de l’Union Européenne: Contexte, évaluation et perspectives”, in The European Communities and the World. A Historical Perspective, coord. Giuliana Laschi, Bruxelas, Peter Lang, 2014, pp. 47-62. ISBN 0944-2294 / 978-2-87574-135-6.

· Educação e Formação Humana, coord. de Ailton Siqueira de Sousa Fonseca, Helder Cavalcante Câmara, Isabel Maria Freitas Valente, Mossoró / Rio Grande do Norte, Brasil, UERN, 2014. ISBN: 978-85-7621-083-2. Disponível em:

· A Europa no Mundo entre as Guerras. 1919-1939, coord. de Maria Fernanda Rollo, Maria Manuela Tavares Ribeiro, Isabel Maria Freitas Valente et. al., IHC/CEIS20, Lisboa, 2014. ISBN 978-989-98388-2-6. Disponível em: http://run.unl.pt/handle/10362/11877.

· Portugal e as Regiões Ultraperiféricas face à Política Marítima Integrada Europeia”, in Revista Debater a Europa, n.º10, Aveiro, CIEDA/CEIS20, 2014, pp. 15-22. ISSN 1647-6336.

Comunicações

· Emprego e empreendedorismo. Fontes e redes de informação europeia apresentada no “Colóquio Emprego e Empreendedorismo Jovem”, organizado pelo CESAE e que decorreu no dia 7 de Julho de 2014, no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra.

· A integração das Regiões Ultraperiféricas na União Europeia. O caso de Portugal e de Espanha apresentada no“1.º Encontro na Diferença. Investigações de Pós-Doutoramento no CEIS20”, organizado pela Direcção do CEIS20 e que decorreu no dia 24 de Junho de 2014, na Sala de Seminários do CEIS20.

· Concept of Ultraperiferia and Paradiplomacy apresentada no « Jean Monnet International Roundtable Debate European Culture Identity and Paradiplomacy », organizada pelo Department of International Relations and European Studies, University of Oradea, pelo Institute for Euroregional Studies Oradea-Debrecen, pela Romanian Association of International Relations and European Studies (ARRISE) e pela Students Association from International Relations and Europeans Studies, University of Oradea que decorreu nos dias 23 e 24 de Maio de 2014, na Universidade de Oradea, na Roménia.

· Abstentionisme, eurocepticisme et anti-européisme dans les élections européennes au Portugal (1987-2009) : une perspective historique apresentada no Colóquio « Abstentionnisme, euroscepticism dans les élections européennes de 1979 à nos jours », organizado pela Université de Strasbourg, UMR 7367 Dynamiques europèennes Centre Raymond Poidevin que decorreu nos dias 14 e 15 de Maio de 2014, no Collège doctoral européen de Strasbourg.

· Diplomatas e dinâmicas europeias no pós Segunda Guerra apresentada no Ciclo de Conferências “Constelações de Elites no Espaço Europeu. Sociabilidade, cooperação política e cultural”, organizado no âmbito da XVI Semana Cultural da Universidade de Coimbra, pelo Grupo de Investigação Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização do CEIS20-UC que decorreu no dia 22 de Abril de 2014, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

· Ultraperiferia – arqueologia de um conceito apresentada no I Colóquio Internacional da Revista Debater a Europa, organizado pelo Grupo de Investigação Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização do CEIS20-UC e pelo Centro de Informação Europeia Europe Direct de Aveiro que decorreu na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, nos dias 18 e 19 de Março de 2014.

ORGANIZAÇÃO DE REUNIÕES CIENTIFICAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

· Integrou a Comissão Organizadora do 1.º Encontro na Diferença. Investigações de Pós-Doutoramento no CEIS20 organizado pela Direcção do CEIS20 e que decorreu no dia 24 de Junho de 2014, na Sala de Seminários do CEIS20.

· Integrou a Comissão Organizadora do VI Seminário de Verão Debater a Europa – Guerra: Imagens e representações no espaço europeu - Séc. XX e XXI organizado pelo Centro de Informação Europe Direct de Aveiro, pelo Grupo de Investigação Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização do CEIS20-UC e pelo Arquivo Distrital de Aveiro em parceria com o Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu e a Representação da Comissão Europeia em Portugal e que decorreu no dia 3 de junho, no Auditório Eng. Victor Matos, EPA, e no dia 4 de junho, no Arquivo Distrital de Aveiro.