CEIS20

Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX

História da Psicocirurgia: práticas e polémicas científicas e culturais. Uma perspetiva transnacional e comparativa.

Manuel Correia

Grupo de Investigação História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia

Resumo:

A proposta de um novo método, desta vez cirúrgico, para o tratamento de certos tipos de doença mental fez correr rios de tinta em todo o mundo, originou longas controvérsias. A atratividade do tema reside na serie de desafios que comportava. Em primeiro lugar para a própria psiquiatria, avivando e dissolvendo em simultâneo a linha de demarcação disciplinar entre Psiquiatria e Neurologia; depois, no plano filosófico, uma vez que a relação mente cérebro estava implicada, e finalmente, no plano ético, ao propor um programa de experimentação em humanos. A nossa abordagem baseia-se na recolha e estudo de informação (controvérsias, dados sobre a receção, adoção e adequação do método, descrição genérica das práticas e casos clínicos). O estudo englobou, no primeiro triénio (2012-2014), casos de Portugal, França, Itália e Bélgica e, no segundo triénio (2015-2017) triangulará o tratamento aprofundado dos casos do Institut Psychiatrique de l'Hôpital de Brugmann, Bruxelas, Bélgica; do Hospital Júlio de Matos, Lisboa, Portugal; e do Hospital de Juqueri, São Paulo, Brasil.

O facto de o inventor do método, Egas Moniz (1874-1955) ter sido galardoado com o Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina (1949) pelo "valor terapêutico da leucotomia no tratamento de certas psicoses" simplifica e complica a desmontagem das perspetivas em exame, uma vez que os fatores de ordem simb61ica tornaram e tornam difícil a destrinça dos tipos de conhecimento que no plano social e político dividem os discursos sobre a história. O projeto articula o Grupo de História e Sociologia da Ciência e Tecnologia, CEIS20-UC, o CRIB da ULB, e a UFABC de São Paulo.

Palavras-chave:

História da Psiquiatria; Psicocirurgia; Egas Moniz

Publicações:

Livros:

Egas Moniz no seu labirinto, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013.

Capítulos em livros:

“Egas Moniz e a Tuna Académica da Universidade de Coimbra: Um Discurso Político entre Notas Musicais”. Volume Comemorativo do 125º Aniversário da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra (no Prelo).

Artigos em publicações internacionais indexadas:

PINA, Madalena Esperança e CORREIA, Manuel, “Egas Moniz – Cultura e Ciência”, Manguinhos, História, Ciências, Saúde, Rio de Janeiro. Vol. 19, nº 2, Abril-Junho 2012, p. 431-449. ISSN 0104-5970.

“Psiquiatras e Neurologistas: a influência da Psicocirurgia na fundação das duas associações”. Estudos do Século XX, Novembro de 2012, p. 367-378.

CORREIA, Manuel e MARINHO, Maria Gabriela S. M. C., “A 1ª Conferência Internacional de Psicocirurgia e a influência dos cientistas brasileiros na atribuição do Prémio Nobel a Egas Moniz” in MOTA, André e MARINHO, Maria Gabriela M. C., (Org.), História da Psiquiatria. Ciência, práticas e tecnologias de uma especialidade médica, São Paulo, Museu Histórico Professor Paulo Maria Lacaz, 2012, pp. 11-28.

Artigos em publicações nacionais:

“Raul Proença”. in Luzes e sombras do alienismo português. Publicação do Centro Hospitalar Conde de Ferreira, 2012.

“Um Prémio Nobel à quinta nomeação (1928-1949), Egas Moniz - outras perspetivas”. Revista CEPIHS 3, Coimbra, nº 3, pp. 285-300.

PEREIRA, José Morgado e CORREIA, Manuel, “Egas Moniz: Ciência e Guerra. O político e médico a caminho do cientista”. Artigo convidado. Revista CPSHI4, nº 4, Coimbra, Outubro de 2014. (No prelo).

Entradas em Dicionários:

“Antilobotomismo”, in FRANCO, José Eduardo; CARDOSO, Adelino; MARQUES, Manuel Silvério, (Org.), Dicionário dos Antis. A cultura portuguesa em negativo, Lisboa, INCM, (no Prelo).

Recensões:

Recensão de “Psychosurgery. The birth of a new scientific paradigma. Egas Moniz and the present day. Lisboa: Fim de Século, 2012, de Zbigniew Kotowicz”. Estudos do Século XX, Novembro de 2012, p. 400-401.