a carregar...

CEIS20

Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX

Prémios

2016ICQIAward - Award for qualitative book in Spanish or Portuguese

João da Silva Amado irá receber o 1º Prémio da melhor obra de investigação qualitativa, em língua portuguesa ou castelhana, a ser atribuído nos Estados Unidos pelo International Institute for Qualitative Inquiry, University of Illinois, no âmbito do International Congress of Qualitative Inquiry que irá decorrer entre os dias 18 e 21 de maio de 2016.

Medaille de reconnaissance, vermeil

No dia 19 de Maio de 2015 foi condecorado em Paris, França, na sede da FNSP, na qualidade de Vice-Presidente da Société Européenne de Médecine des Sapeurs Pompiers, com a "Medaille de reconnaissance, vermeil" da Federation Nationale des Sapeurs Pompiers de France, o Professor Doutor Romero Bandeira, investigador integrado do CEIS20 (Grupo de Investigação em História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia.

MEDALHA DE VERMEIL - Rossica – 2014 International Biennial of Russian Philately

Isabel Maria Freitas Valente e João Rui Pita  venceram um prémio na Rossica – 2014 International Biennial of Russian Philately, que decorreu em Moscovo, entre 27 e 29 de Outubro de 2014. A  obra a concurso agraciada com Medalha de Vermeil foi História e Filatelia IV. O Brasil nos selos portugueses e brasileiros, coord. de Isabel Maria Freitas Valente e João Rui Pita, Coimbra, CEIS20, 2012. ISBN 978-972-8627-39-3.

Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira 2013

Numa cerimónia realizada no dia 10 de Outubro de 2013 na Sala do Senado na Assembleia da República, os COMOCO arquitetos - Luís Miguel Correia, Nelson Mota e Susana Constantino, antigos estudantes da FCTUC,  foram vencedores do Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira 2013 com o projeto para o N10-II Indoor, localizado em Coimbra-Eiras, num concurso ao qual concorreram 47 obras. O júri foi presidido por Gonçalo Byrne e o prémio, desenhado por Álvaro Siza, foi entregue pela presidente da Assembleia da República Assunção Esteves.

MEDALHAS DE PRATA GRANDE - Exposição- 'Croatia in the European Union - A Meeting of Friends', International Stamp Exhibition - 'Croatia 2013'

Isabel Maria Freitas Valente e João Rui Pita venceram mais um prémio internacional, desta vez na Exposição- 'Croatia in theEuropean Union - A Meeting of Friends', International Stamp Exhibition - 'Croatia 2013', que decorreu na Gallery: 'Klovićevi dvori', Zagreb, Croatia, entre os dias 26 e 30 de Junho de 2013. Todas as obras foram agraciadas com Medalha de Prata Grande.

História e Filatelia I, coord. de Isabel Maria Freitas Valente e João Rui Pita, Coimbra, SFAAC/CEIS20, 2011.

História e Filatelia II. Portugal e a Europa: uma história contada através dos selos portugueses, coord. de Isabel Maria Freitas Valente e João Rui Pita, Coimbra, SFAAC/CEIS20, 2011.

Prémio Fundação Calouste Gulbenkian História Moderna e Contemporânea de Portugal da Academia Portuguesa da História para investigador do CEIS20

Julião Soares Sousa foi premiado pela Academia Portuguesa de História, pela obra Amílcar Cabral (1924-1973 ) - Vida e Morte de um Revolucionário Africano.

Segundo José Carlos Venâncio, o prefaciador, esta obra, para além de uma análise circunstanciada e suportada em sólidas bases metodológicas, “contribui decididamente para o aprofundamento do conhecimento sobre o nacionalismo africano nos espaços de colonização portuguesa e, numa aceção mais alargada, para o desenvolvimento dos Estudos Africanos em Portugal”.

A cerimónia de entrega do prémio realizou-se no dia 7 de dezembro de 2011, na Academia Portuguesa de História.

Medalha EMERJ para investigador do CEIS20

Rui Cunha Martins foi galardoado com Medalha da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, “em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à cultura jurídica, ao Poder Judiciário e à sociedade brasileira”, conforme se pode ler no anúncio oficial deste prémio.

Este é o reconhecimento de mais de uma década de colaborações diversas com esta prestigiada Escola da Magistratura, onde o professor Rui Cunha Martins tem ministrado cursos e proferido palestras e conferências.

A cerimónia de entrega da medalha ocorreu no dia 1 de dezembro no auditório António Carlos Amorim, no Rio de Janeiro.

Prémio Godofredo Ferreira atribuído a investigadores do CEIS20

Livro de João Rui Pita e Isabel Valente: melhor livro do ano 2010

O livro À Descoberta da Europa na Filatelia Portuguesa da autoria de João Rui Pita e de Isabel Maria Freitas Valente, com prefácio de Maria Manuela Tavares Ribeiro, foi distinguido com o Prémio Godofredo Ferreira – melhor livro do ano de 2010.

A obra foi editada pelo CEIS20 e pela Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra (SEFAAC), no âmbito das comemorações dos 25 Anos da Integração Europeia de Portugal e contou com o apoio do Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu, da Representação da Comissão Europeia em Portugal, do Centro de Informação Europeia Jacques Delors e do Centro de Informação Europe Direct de Aveiro.

O Prémio Godofredo Ferreira é o mais importante galardão atribuído pela Federação Portuguesa de Filatelia na categoria de literatura filatélica.

A cerimónia de entrega do prémio teve lugar em Évora, no dia 1 de dezembro, no âmbito das comemorações nacionais do Dia do Selo.

VALENTE, Isabel Maria Freitas; PITA, João Rui - À descoberta da Europa na Filatelia Portuguesa. Coimbra: CEIS20; SFAAC, 2010. 44 p. ISBN 978-989-96167-5-2.

Science Careers

Investigadora do CEIS20 distinguida pela Revista Science

Célia Cabral, investigadora do Grupo de História e Sociologia da Ciência do CEIS20, foi distinguida em julho passado pela prestigiada revista Science, na categoria «Science Careers».

A jovem investigadora do CEIS20, pós-doutoranda da UC, tem desenvolvido um aturado estudo sobre as propriedades medicinais das plantas, particularmente interessante pelo seu aspeto multidisciplinar. A projeção internacional de Célia Cabral justifica por si só o completo perfil publicado pela Science.

http://sciencecareers.sciencemag.org/career_magazine/previous_issues/articles_07_15/caredit.a1100066

Investigador do CEIS20 com Prémio Investigação – História de Arte

Augusto Moutinho Borges distinguido com o Prémio «SOS AZULEJO» 2010

O Projeto "SOS Azulejo" é uma iniciativa do Museu de Polícia Judiciária (tutelado pela Escola de Polícia Judiciária), com a parceria das seguintes instituições: Instituto Politécnico de Tomar (IPT), Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (IGESPAR), Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia de Segurança Pública (PSP), Rede Temática de Estudos em Azulejaria e Cerâmica João Miguel Santos Simões (RTEACJMSS), Instituto de História de Arte (IHA), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL); tem o apoio da União das Misericórdias Portuguesas.

Os Prémios SOS Azulejo têm por objetivos reconhecer, valorizar, dar visibilidade e fomentar ações de proteção e valorização do património azulejar português e/ou de origem/tradição portuguesa.

Augusto Moutinho Borges é professor na Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda e é investigador colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra — CEIS20, estando afeto ao Grupo de História e Sociologia da Ciência.

A cerimónia de entrega dos prémios realizou-se no dia 17 de junho de 2011 no Palácio Fronteira.

http://www.sosazulejo.com/noticias-detalhes.php?id=000000130

2.º lugar no Prémio Jabuti, na categoria de "Ciências Humanas"

Grupo de investigadores do CEIS20 participam no volume que obteve o segundo lugar na referida categoria

O livro Tempos de Fascismo, coordenado por professores da USP, Maria Luiza Tucci e Federico Croci, e em que colaboraram vários investigadores das Universidades de São Paulo e de Bolonha e do CEIS20 (Universidade de Coimbra), ficou em segundo lugar no Prémio Jabuti na categoria de “Ciências Humanas”.

O Prémio Jabuti é o mais importante prémio do livro no Brasil, cuja história e prestígio ultrapassam as fronteiras do país continental. Com 21 categorias, este prémio distingue-se pela sua amplitude e abrangência, valorizando não apenas escritores mas todos os que se dedicam à produção de livros de ciência e conhecimento.

Tempos de Fascismo é produto da compilação e edição das atas do II Encontro sobre os Estados Autoritários/Totalitários, as Oposições e as Democracias, realizado em novembro de 2006 em S. Paulo. O livro foi apresentado, em 17 de Dezembro de 2010, em Coimbra, na Livraria Bertrand – Dolce Vita, pelo Professor Manuel Loff (Universidade do Porto), contando com a presença da Professora Maria Luiza Tucci, numa organização do CEIS20, então coordenado pela Professora Maria Manuela Tavares Ribeiro.

Maria Luiza Tucci Carneiro e Federico Croci (orgs.), Tempos de Fascismo. Ideologia, intolerância e imaginário, São Paulo, EDUSP – Arquivo Público do Estado de São Paulo – Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Contém artigos dos seguintes investigadores do CEIS20: Luís Reis Torgal, Nuno Rosmaninho, Armando Malheiro da Silva, Heloísa Paulo, Jorge Pais de Sousa, Carlos Cordeiro e Stefano Salmi.

Mais informações em: http://www.cbl.org.br/jabuti/

Foi atribuído ao Colaborador do CEIS20, Dr. Marco Daniel Duarte, o Prémio “Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão” da Academia Portuguesa da História, instituido pela Fundação Eng.º António de Almeida à sua obra Tábua: História, Arte e Memória. A entrega do Prémio decorreu no dia 8 de Dezembro de 2010 na Academia Portuguesa da História.
Foi atribuída ao Colaborador do CEIS20, Mestre Sérgio Neto, uma Menção Honrosa relativa à edição de 2010 do Prémio Victor de Sá de História Contemporânea para Jovens Investigadores, pela sua obra Colónia Mártir, Colónia Modelo. Cabo Verde na imprensa ultramarina portuguesa (1925-1965). O livro faz parte da colecção “História Contemporânea” coordenada pela Prof. Doutora Maria Manuela Tavares Ribeiro e foi editado pela Imprensa da Universidade de Coimbra.

O Coordenador e Investigador do Grupo de Investigação “Arquivo da Memória e História do Século XX” Prof. Doutor Luís Reis Torgal venceu a primeira edição do Prémio Joaquim de Carvalho atribuído pela Imprensa da Universidade de Coimbra com o livro Estados Novos, Estado Novo.

A cerimónia de entrega do Prémio teve lugar no dia 19 de Maio de 2010, às 17h00, na Sala do Senado (Reitoria da Universidade de Coimbra).

A Colaboradora do CEIS20 Mestre Ana Isabel Martins foi distinguida no âmbito do Projecto de Investigação “Next Europe”, desenvolvido pela Foundation for European Progressive Studies (FEPS) e pelo Renner Institute. O seu artigo científico “The next communicated Europe as seen by EU officials: A ‘European public sphere’ in the making?” foi um dos dez seleccionados a nível europeu para publicação na Revista oficial da FEPS. Para além da publicação do artigo, o Prémio inclui também o convite para a FEPS-RI Session of the “Future Modeling” que terá lugar em Viena, Áustria, entre os dias 12 e 14 de Março de 2010.
Foi atribuída a Medalha de Prata LUBRAPEX’09 à publicação do CEIS20 “A Ideia de Europa nos Selos Portugueses” da autoria de Doutor João Rui Pita, Vice-Coordenador do CEIS20, e às Colaboradoras Mestre Isabel Maria Freitas Valente e Ana Isabel Martins.