a carregar...

CEIS20

Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX

Programas de Investigação

Definir um horizonte de investigação mobilizador que permita uma leitura de ampla escala da inscrição contemporânea da sociedade portuguesa é o propósito dos Programas de Investigação, que têm um cariz plurianual, interdisciplinar e intergrupal. Em 2013, o CEIS20 iniciou dois Programas de Investigação:


Programa 1 – DOIS SÉCULOS DE LIBERALISMO, 1820-2020: FORMAS DE ESTADO, MOVIMENTOS SOCIAIS, DISPOSITIVOS DE SUBJETIVAÇÃO

O Programa usa a referência cronológica à instauração do liberalismo em Portugal como ponto de partida para um enfoque geral (desde logo, europeu) da complexidade do liberalismo como regime, ordem de pensamento e atitude.

O Programa acolhe trabalho erudito, reflexão concetual e análise das múltiplas ocorrências decisivas para configurar novas subjetividades. Levantamento de fontes, edição de textos clássicos, investigação sobre os modos históricos de construção do Estado-Nação, análise de movimentos sociais em escala geográfica alargada, investigação de transformações relevantes nos campos da educação, das práticas culturais dos intelectuais, das políticas de saúde, de saberes e práticas científicas, das artes, do espaço público, das relações internacionais são algumas dimensões de um Programa que se quer dotado de uma forte dimensão prospetiva.

[ler mais...]


Programa 2 – MOBILIDADES: INDIVÍDUOS E IDEIAS ENTRE LUGARES

O Programa acolhe investigações que se propõem identificar, valorizar e investigar processos de mobilidade de pessoas e mobilidade de ideias. Migrações e exílios, em toda a diversidade das suas condições (políticas, sociais, económicas), são objeto de especial interesse.

O Programa incentiva também investigações ancoradas numa consciência pós-colonial, que desenvolvam uma abordagem das relações entre espaços e identidades pautada pela irredutibilidade à problemática da “origem” e pelo propósito de inscrever o estudo da circulação de pessoas, bens e ideias no aprofundamento de preocupações transnacionais e transculturais.

[ler mais...]