a carregar...

CEIS20

Estudos do Século XX

Características gerais

Características Gerais da Revista, Normas de Arbitragem Científica, da apresentação e da publicação dos originais


1. A revista Estudos do Século XX é uma Revista com sistema de arbitragem científica, propriedade do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra – CEIS20, financiado plurianualmente pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É editada pela Imprensa da Universidade de Coimbra.


2. A Direcção da revista é constituída pelo director e por dois secretários, sendo um deles o coordenador do respectivo número. No entanto, um número da revista poderá eventualmente ter dois coordenadores.


3. O Conselho Editorial da revista é constituído por investigadores estrangeiros, de reconhecido mérito, que forem considerados importantes para garantir o nível científico da revista, e pelos Coordenadores dos Grupos de Investigação. Também poderão participar nesse Conselho os membros ou alguns membros da Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico (CEPAC) do CEIS20.


4. A revista, essencialmente temática, tem como finalidade primordial dar a conhecer os resultados das investigações que se vão realizando sobre o século XX.


5. Tendo em conta a finalidade referida, colaborarão na revista com artigos científicos, recensões, notícias ou outro tipo de trabalhos, os membros do CEIS20 e outros investigadores de reconhecida idoneidade científica, que serão expressamente convidados, por proposta do respectivo coordenador da Revista e por decisão do Conselho Editorial. Haverá uma chamada (call for paper) a colaborações externas ao CEIS20.



6. Todas as contribuições submetidas à apreciação serão sujeitas a um processo de avaliação por pares (peer review). A decisão final sobre a publicação dos textos compete ao coordenador de cada número da revista, depois de considerados os pareceres dos pares (referees). Os pareceres e a decisão tomada sobre os trabalhos recebidos serão comunicados aos respectivos autores.


7. Aos autores será facultada apenas a revisão das primeiras provas tipográficas.


8. A Direcção e a Editora reservam-se o direito de alterar as referências, citações, siglas utilizadas em notas e outros elementos formais, adaptando-os ao sistema adoptado na revista.


9. Por cada artigo serão oferecidos 2 exemplares do número da revista em que colaborou.


10. As opiniões expressas nos artigos são da responsabilidade dos autores.


11. A publicação de imagens carece de autorização do seu detentor.