a carregar...

CEIS20

Estudos do Século XX

Normas

A revista Estudos do Século XX aceita trabalhos, sob a forma de artigos científicos ou recensões bibliográficas, que venham ao encontro das  temáticas de cada número.

Os interessados em colaborar deverão enviar por e-mail, para ceis20_bib@ci.uc.pt, a indicação do título provisório do trabalho, um resumo que deverá ter no mínimo 350 palavras e no máximo 500 palavras, acompanhado de uma nota biográfica (incluindo nome, grau académico e instituição onde foi obtido, afiliação e endereço institucional completo, número de telefone/fax, e-mail e até 5 publicações recentes). No caso dos artigos, os interessados deverão também especificar a linha temática em que os pretendem incluir.

Os interessados serão notificados da aceitabilidade dos seus trabalhos, devendo enviar os textos completos em formato digital, por e-mail para ceis20_bib@ci.uc.pt.

As colaborações deverão ser originais e inéditas, e não poderão ter sido submetidas à apreciação para publicação noutras revistas.

Os textos poderão apresentar-se em português, espanhol, francês e inglês, e deverão ser processados em formato Microsoft Word, tipo Times New Roman, tamanho 12, a espaço e meio, (com exceção das citações longas e das notas de rodapé, que deverão ser em tamanho 10, espaço simples).

Os artigos científicos deverão ter até 50.000 caracteres (incluindo espaços, notas de rodapé e bibliografia final) e ser acompanhados de um resumo até 200 palavras e de cinco palavras-chave, em português, inglês e francês. Em caso de dificuldade por parte do autor, a Direção da revista encarregar-se-á de mandar traduzir para as línguas estrangeiras. Caso excedam os limites indicados, os artigos não serão aceites.

Todas as contribuições submetidas à apreciação serão sujeitas a um processo de avaliação por pares (peer review) da revista. A decisão final sobre a publicação dos textos compete ao coordenador de cada número da revista, depois de considerados os pareceres dos pares (referees). Os pareceres e a decisão tomada sobre os trabalhos recebidos serão comunicados aos respetivos autores.

As referências da bibliografia final e as citações devem obedecer à Norma Portuguesa 405-1 (1994) e atualizações. Os artigos que não obedeçam às normas serão devolvidos.

Exemplos:

Referência de um livro: WINOCK, Michel – O Século dos Intelectuais. 1ª ed. Lisboa: Terramar, 2000. 747 p. ISBN 972-710-280-8.

Referência de um livro de vários autores: MERRILLS, J. G.; ROBERTSON, A. H. – Direitos Humanos na Europa: um estudo da Convenção Europeia de Direitos Humanos. Lisboa: Instituto Piaget, 2003. 381 p. ISBN 972-771-679-2.

Citação de uma obra já referida anteriormente: WINOCK, Michel – O Século..., p. 72-74. ou Idem, ibidem, p. 72-74.

Referência de um artigo/capítulo em obra colectiva: SUÁREZ FERNÁNDEZ, Luis – “Portugal y Castilla–León: dos destinos unidos”. In TORRE GÓMEZ, Hipólito de la – España y Portugal. Siglos IX-XX: Vivencias históricas. Madrid: Editorial Sintesis, 1998. ISBN 84-7738-616-1. p. 23-46.

Referência de um artigo de revista/jornal: DOWTY, Alan – “The Past and Future of Israel”. Estudos do Século XX. Coimbra: IUC. ISSN 1645-3530. Nº 8 (2008) p. 27-40.

Citação de documento electrónico:

Artigo de revista: TORGAL, Luís Reis – “A Universidade entre a Tradição e a Modernidade”. Revista Intellectus [ Em linha]. Vol. I. ( 2008). [Consult. 27 de Agosto de 2010]. Disponível em WWW: <URL: http://www.intellectus.uerj.br>. ISSN 1676-7640.

Livro: MACHIAVELLI, Niccoló – The Prince. [Em linha]. Trad. W. K. Marriott; ed. Randy Dillon. Texas: Veroglyphic Publishing, 2009. [Consult. 27 de Agosto de 2010]. Disponível em WWW: <URL: http://books.google.com/books>. ISBN 1442131195.