a carregar...

CEIS20

Mediapolis

Normas de Redação

1. objectivos

A diversidade de autores que colaboram com os seus trabalhos na preparação desta publicação exige o cumprimento de regras de normalização que têm como

objectivo homogeneizar os conteúdos produzidos. Desta forma, torna-se premente o cumprimento destas normas aplicadas aos documentos produzidos, contribuindo para a qualidade da informação e documentação.

:::

2. publicação de artigos

2.1 formatação

Aplicação: Microsoft Office Word

Tipo de letra: Times New Roman; tamanho 12 pt.

Numeração das páginas: Sequencial

Notas de rodapé: Numeração automática parágrafos: Alinhamento à esquerda com duplo espaçamento, não indentados.

2.2 tamanho

Não deve exceder 40 000 caracteres (com espaços), incluindo notas de rodapé e referências bibliográficas.

2.3 língua

Aceitam-se artigos em Português, Espanhol, Francês ou Inglês.

2.4 título

Claro e sintético com a primeira letra em maiúsculas.

2.5 subtítulo

Opcional.

2.6 entretítulos

Opcional

2.7 Resumo

É obrigatório a inclusão de um resumo que não deverá ultrapassar os 1000 carateres.

2.8 palavras chave

Para cada artigo deverão ser indicadas até 6 palavras chave.

2.9 nota biográfica sobre o autor

• Nome completo

• Afiliação Institucional

• Contacto de email

2.10 citações

Devem ser apresentadas entre aspas e acompanhadas pela referência à obra citada, segundo o sistema abreviado autor-data-página (ver normas de citação).

2.11 sistema abreviado autor-data

As referências no texto seguirão as normas da APA (apelido do autor data, página). Por exemplo (Autor e Autor, ano: página). No caso de mais de dois autores, utiliza-se et al. (Autor et al., Ano: 262).

Artigos de imprensa, entrevistas e comunicações pessoais devem ser citados como notas finais e não como referências bibliográficas abreviadas.

2.12 bibliografia

Normas da APA.

02.13 ilustrações

•­ Fotografias, desenhos, quadros, gráficos, mapas, devem ser fornecidas em suporte digital a 300 dpi’s (mínimo) e 600px X 600pxs (mínimo) em formato jpg ou tif.

• No texto deverá ser mencionado o local exato onde cada ilustração deve entrar, do seguinte modo: fig.1; fig.2; etc.;

• Deverá ser entregue um ficheiro independente com a relação de todas as imagens, legendas, e respetivos ficheiros que contêm essas mesmas imagens.

exemplo: Fig. 1 > Amadeo de Sousa Cardoso – Pintura, 1913 (CAM-FCG) >Foto001.jpg

2.14 créditos das ilustrações

• No caso de os autores incluírem qualquer material que envolva a autorização de terceiros, é da responsabilidade destes obterem a autorização escrita e assumir os seus eventuais encargos.

• Os créditos devem ser fornecidos para cada uma das ilustrações do seguinte modo: autor, data, copyright.

 :::

3. publicação de recensões

3.1 obra recenseada

• Deverá ser identificada com: autor, data de edição, título, local de edição e editora e número de páginas.

• A citação de outras obras para além da recenseada será feita somente no texto.

3.2 tamanho

As recensões não devem exceder 8 000 caracteres (com espaços).

3.3 outras regras

As recensões deverão seguir as restantes normas dos artigos, designadamente: 02.1, 02.3, 02.8.

 :::

4. direitos de autor

No caso de os autores incluírem nos seus artigos qualquer material que envolva a autorização de terceiros, é da responsabilidade do próprio obter a respetiva

autorização por escrito e assumir os eventuais encargos associados a essa autorização.

 :::

5. revisões de provas

O autor receberá uma prova do seu artigo, de forma a garantir que o texto e as imagens coincidem com a versão final entregue para publicação, não sendo

possível alterações substantivas. A revisão final das provas é da responsabilidade do Coordenador Científico, que garante a reprodução fidedigna dos textos.

:::

6. envio dos trabalhos

6.1 material em formato digital

Todo o material digital deverá ser enviado para:

rev.mediapolis@gmail.com

:::

7. seleção e publicação de artigos/recensões/notícias

7.1 Todos os artigos/recensões/notícias propostos para publicação na Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público serão encaminhados para o Coordenador Científico de cada número, solicitando parecer. Nesta avaliação, o Coordenador Científico privilegiará os trabalhos de acordo com a sua originalidade, relevância e qualidade científicas.

7.2 Os trabalhos que forem selecionados serão submetidos a arbitragem científica, segundo o processo de revisão anónima por dois pares. Os árbitros serão nomeados pelo Coordenador Científico de cada número da Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público. Os autores dos artigos serão convidados a preparar os seus trabalhos para a revisão científica anónima. Em particular, quaisquer referências, ao longo do texto, ao seu nome e às suas publicações deverão ser cuidadosamente retiradas, tal como a identidade do autor nas “Propriedades” do documento Word.

Após a revisão, os autores serão notificados do parecer dos árbitros e ser-lhes-ão enviadas as “Fichas de Avaliação” respeitantes ao seu trabalho. Se o parecer for positivo à publicação, os autores serão convidados pelo Coordenador Científico a considerar as sugestões dos árbitros.

7.3 A Coordenação Editorial da Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público reserva-se o direito de proceder à uniformização das referências bibliográficas, bibliografia e a alterações formais, consideradas indispensáveis, sempre que estas não alterem o sentido do texto.

7.4 A Direção da Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público reserva-se o direito de proceder à:

• reprodução, qualquer que seja o suporte

• colocação à disposição do público universitário ou outros

• divulgação, nas suas várias modalidades: redes digitais, sites, entre outros.

• distribuição de exemplares da obra

7.5 Os autores serão informados, no prazo de 60 dias a contar do final do processo de seleção, da data prevista de publicação dos seus trabalhos.

7.6 Após a publicação, cada autor receberá 1 exemplar da revista e o respetivo artigo paginado em formato PDF.

::: 

:::

normas de arbitragem

científica [para árbitros]

A Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público é uma revista com arbitragem científica. Os árbitros são convidados a ler cuidadosamente a informação e a observar as orientações que se seguem.

1. anonimato

• Os trabalhos selecionados para a Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público são submetidos ao processo anónimo de arbitragem científica: a identidade do autor não é revelada aos árbitros, e vice versa. Os trabalhos serão revistos por dois árbitros. Se os seus pareceres não forem unânimes, o desempate será feito pelo Coordenador Científico ou, se necessário, será solicitada a revisão a um terceiro árbitro.

:::

2. revisão e avaliação

• Os árbitros serão convidados a fazer a revisão científica dos trabalhos que lhes forem submetidos pelo Coordenador Científico e a avaliar se os mesmos se

adequam ou não à publicação.

• O seu parecer deverá ser bem fundamentado, seguindo os critérios especificados na Ficha de Avaliação.

• Os árbitros são ainda encorajados a fazer sugestões ao autor, no sentido de proceder a alterações e ao desenvolvimento de ideias ou aspectos particulares

que melhorem significativamente o seu trabalho.

•A Ficha de Avaliação deve ser preenchida em todos os campos, mas não deve ser assinada. Feito o preenchimento, deve ser enviada, por correio electrónico, ao Coordenador Científico no prazo de 4 semanas após a submissão dos trabalhos para revisão.

:::

3. decisão final

•As avaliações deverão fornecer ao Coordenador Científico informação e argumentos relevantes sobre os quais possa sustentar as suas decisões.

• Os Coordenadores Científicos da Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público levarão a sério as considerações dos árbitros.

• Todavia, as decisões finais sobre se e de que forma um trabalho será publicado serão da responsabilidade do Coordenador Científico de cada número.