21 a 23 de novembro, Ponta Delgada
6 novembro
Universidade dos Açores

Explorar o conceito de "propriedade" e os papéis que lhe são consignados pelo projeto liberal moderno: é este o principal propósito do Colóquio Internacional "Desafios do Paradigma Liberal: O direito de propriedade em questão".

Entre os dias 21 e 23 de novembro, o programa, ainda provisório, promete já mesas redondas que se abrirão ao debate sobre as múltiplas dimensões do direito de propriedade, quer em termos sociais e políticos, quer em termos culturais e económicos.

Com a consciência de que a profunda crise que se abate sobre o modelo contemporâneo de ordem social e política exige um exercício de questionamento sobre a dimensão proprietária em que este se alicerça, os intervenientes do encontro não se perderão, contudo, em discussões sobre a aplicação de mais ou menos austeridade, maior ou menor distribuição de propriedade. O seu horizonte está na refundação do modelo de ordem a que a modernidade nos habituou. Numa palavra, na substituição da ideia moderna de propriedade e das subsequentes ideias de Estado e de cidadão que esta convoca.

A própria autonomia regional dos Açores não estará alheia a este debate.

O projeto surge no quadro de uma rede internacional de investigação científica, a PROPRIETAS.