Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO
VERSÃO BETA

Apresentação

Casa CEIS20

O Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX – CEIS20 é uma unidade de investigação da Universidade de Coimbra, vinculada ao Instituto de Investigação Interdisciplinar e financiada desde 1998 pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Desenvolve um trabalho com particular incidência na determinação da contemporaneidade. Consagra-se especialmente ao conhecimento aprofundado da sociedade portuguesa, com relevo para a pesquisa dos modos da sua inscrição nas sociedades contemporâneas.

O CEIS20 é composto por seis grupos e um núcleo. A produtividade científica do Centro corresponde à dinâmica própria destes Grupos e ao cruzamento das suas atividades, no quadro de uma consciência interdisciplinar, entendida como recurso metodológico para o conhecimento e a inovação teórica requeridos pelo objeto da sua pesquisa.

Neste quadro de produção de conhecimento, com relevância nacional e internacional, o CEIS20 procurará ancorar estrategicamente a sua atividade científica no âmbito de dois Programas de Investigação (intergrupais, interdisciplinares, plurianuais): Dois séculos de liberalismo, 1820-2020: formas de Estado, movimentos sociais, dispositivos de subjetivação e Mobilidades: indivíduos e ideias entre lugares.

Janela

No domínio das suas atividades de formação avançada e de transferência de conhecimento, o CEIS20 assegura, desde 2011, o Curso de 3.º Ciclo em Estudos Contemporâneos, além de outras modalidades de formação pós-graduada, especialmente atentas à formação de jovens investigadores. Acolhe ainda um número significativo de investigadores de pós-doutoramento.

O CEIS20 edita a revista Estudos do Século XX, a série Cadernos do CEIS20 e assegura, com o Centro de Informação Europe Direct de Aveiro, em parceria com o Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu, a revista electrónica Debater a Europa. Na órbita das suas atividades são também editadas nove coleções: Minerva História; Estudos sobre a Europa; História Contemporânea; Ciências e Culturas; Ciências, Tecnologias e Imaginários. Estudos de História séculos XVIII-XX; A Paleta e o Mundo; Comunicação, História e Memória; História e Desporto; História e Filatelia.

Em dezembro de 2013, o Centro contava com 85 investigadores integrados, num total de 256 membros. 

Estatutos