a carregar...

CEIS20

Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX

Mensagem do Coordenador

Antonio-Rochette

O Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX – CEIS20 é uma unidade de investigação da Universidade de Coimbra, vinculada ao Instituto de Investigação Interdisciplinar e financiada desde 1998 pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Desenvolve um trabalho com particular incidência na determinação da contemporaneidade e no estudo das sociedades contemporâneas. Consagra-se especialmente ao conhecimento aprofundado das condições de produção e de reprodução da sociedade portuguesa, com relevo para a pesquisa dos modos de inscrição nas grandes coordenadas do século XX e seus desdobramentos.

O Centro organiza-se internamente em sete Grupos e três núcleos transdisciplinares. A sua produtividade científica corresponde à dinâmica própria destes Grupos e ao cruzamento das suas atividades, no quadro de uma consciência interdisciplinar, entendida como recurso metodológico para o conhecimento e a inovação teórica requeridos pelo objeto da sua pesquisa.

No sentido de aprofundar esta leitura de ampla escala da nossa inscrição contemporânea, o Centro ancora as suas atividades em dois Programas de Investigação (intergrupais, interdisciplinares, plurianuais):

Dois séculos de liberalismo, 1820-2020: Formas de Estado, movimentos sociais e dispositivos de subjetivação

Mobilidades: Indivíduos e ideias entre lugares

Promove a formação avançada, nomeadamente através do Curso de 3.º Ciclo em Estudos Contemporâneos. Desenvolve outras modalidades de formação pós-graduada e incentiva a formação de jovens investigadores pelo fomento da investigação. Acolhe um número significativo de investigadores de pós-doutoramento, portugueses e estrangeiros, bem como publica a Revista "Estudos do Século XX”, encontrando-se ainda a ele vinculadas as revistas “Debater a Europa” e “Mediapolis”.

António Rochette Cordeiro

Coordenador Científico