a carregar...

IIIUC

Instituto de Investigação Interdisciplinar

Programa Doutoral em História das Ciências e Educação Científica

Objetivos Gerais do Curso

O papel central da Ciência e Tecnologia (C&T) na sociedade de hoje leva à necessidade de pensar a ciência e as suas aplicações de uma forma crítica e sistemática.
O presente programa visa uma formação focada no papel da história das ciências na educação científica e na compreensão pública da ciência.
Configura um espaço académico interdisciplinar que inclui a história das ciências, a educação científica, a comunicação e divulgação das ciências, e a filosofia e sociologia das ciências. Conduz à formação de investigadores em novas áreas relacionadas com a evolução histórica e a função social e cultural da C&T, a articulação com a educação científica, a gestão da informação científica e a preservação do património cultural da ciência.
Oferece uma via de especialização para quem concluiu mestrados em Ensino das Ciências, Comunicação e Educação em Ciência, História e Filosofia das Ciências, História, Ciências da Saúde e Tecnologias, etc., que tenham interesse na História das Ciências.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Conhecer os aspetos mais importantes da evolução das ciências, analisando o seu desenvolvimento como parte da experiência intelectual e social da humanidade.
Desenvolver competências avançadas de investigação no domínio científico da História das Ciências e Educação Científica.
Promover a aquisição de métodos de trabalho de acordo com as tendências atuais da historiografia e da pedagogia, com vista à investigação em unidades nacionais ou internacionais e inserção profissional em instituições de ensino formal, de divulgação da C&T, redes de programação de cultura e ciência (públicas e privadas) e noutros centros difusores e utilizadores da ciência.
Identificar, preservar e mostrar o património histórico-científico português (museológico e documental).
Estimular a leitura e escrita científica bem como a apropriação e o aprofundamento críticos dos conteúdos científicos, com o desenvolvimento de trabalho autónomo de pesquisa em contextos multidisciplinares, quer nacionais quer internacionais.

Regime de Estudo

Presencial / Diurno / Blended learning, apoiados numa plataforma de tipo Moodle / O Programa admite inscrição em tempo parcia

Direção do Curso

Décio Ruivo Martins

Condições de Acesso e Ingresso

Para ingressar no Programa, o candidato deve satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional, nos normativos específicos aplicáveis e, em particular, respeitar pelo menos uma das alternativas expressas nas alíneas seguintes:
a. Ser titular do grau de Mestre, ou equivalente legal, em Ensino das Ciências, em História e Filosofia das Ciências, em Ciências Experimentais ou em Ciências Humanas e Sociais, ou áreas afins;
b. Ser titular do grau de Licenciado, ou equivalente legal, e detentor de um currículo profissional ou científico relevante, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do Programa;
c. Ser detentor de um currículo escolar ou profissional que seja reconhecido pela Comissão Científica como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página dos Candidatos. Consultar página web dos Candidatos

Candidaturas

1ª Fase de Candidaturas: 15 de janeiro a 31 de março, 2017

Brevemente será aqui publicada informação sobre as fases seguintes.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia será feito nos termos estabelecidos pelos Regulamentos de Estudos e dos Programas de Doutoramento das UA e UC, instituídos quer pelo Decreto-­Lei 74/2006, alterado pelo Decreto-­Lei nº 107/2008, de 25 de junho e pelo Decreto-­Lei nº230/2009, de 14 de setembro, quer pelo Regulamento Académico da Universidade de Coimbra (Regulamento nº 344/2010, Diário da República, II Série, de 12 de abril de 2010), e pelo Regulamento de Estudos da Universidade de Aveiro (Regulamento nº 214/2012, Diário da República, II Série, de 5 de junho de 2012).

Enquadramento Legal da Qualificação

Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e pelo Decreto-Lei n.º 230/2009, de 14 de Setembro; Portaria n.º 782/2009, de 23 de julho.

Regras de Avaliação e Classificação

As Regras de avaliação e classificação são as definidas nos termos estabelecidos pelo Regulamento Académico da Universidade de Coimbra (Regulamento nº 344/2010, Diário da República, II Série, de 12 de abril de 2010), e pelo Regulamento de Estudos da Universidade de Aveiro (Regulamento nº 214/2012, Diário da República, II Série, de 5 de junho de 2012).

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O curso é constituído, no primeiro semestre, por três unidades curriculares fixas na área científica de História das Ciências e Educação Científica e uma unidade curricular de Opção Livre. A Opção Livre será oferecida pelas duas universidades, do conjunto de unidades curriculares dos respetivos cursos graduados. A opção será feita pelos estudantes em função das suas necessidades específicas para prosseguimento de estudos. Estas quatro unidades curriculares perfazem um total de 24 ECTS obrigatórios e 6 ECTS livres. No segundo semestre os estudantes realizarão um Projeto de Investigação, correspondendo a 30 ECTS. O segundo e terceiro ano do programa doutoral são destinados à realização de uma tese, correspondendo a um total de 120 ECTS.

Mais informações

https://apps.uc.pt/courses/PT/course/4162