a carregar...

IIIUC

Instituto de Investigação Interdisciplinar

Patrimónios de Influência Portuguesa

A dimensão cultural da influência portuguesa no mundo é mais vasta que as dimensões geo-políticas que o Império teve. Os portugueses foram bem além dele, o que produziu transculturalidades intensas e difusas, celebradas e ocultas, ostensivas e sensíveis. Transculturalidades que o pós-colonialismo vai fragmentadamente absorvendo. É para catalisar o desenvolvimento e a integração do Conhecimento sobre tudo isso que criamos o Programa. O seu espaço geográfico vai de Nagasaki ao Rio da Prata, de Newark a Timor e no tempo, da Reconquista Cristã à integração de Macau na China.

Patrimónios, entendem-se assim como construção, herança e pertença no plural e em sentido lato — formas e narrativas; sons que são ruído, fala e música; movimentos que são trabalho, dança e representação; cheiros; memórias; ambientes e atmosferas. Influência, nos diversos âmbitos e patamares da interculturalidade: formal e informal, administrativa ou espiritual, comercial ou migracional, colonial e pós-colonial.

Objetivos

Formação avançada em métodos de investigação e produção de conhecimento, desenvolvimento de capacidades de trabalho em grupo e em rede, no âmbito de estudos dotados de quadros culturais geográficos, recursos locais e narrativas que compõem o universo cultural. Formação teórica sobre as temáticas da memória e da representação.

Duração do Ciclo de Estudos

8 Semestres.

Despachos & Regulamentos

Despacho n.º 10633/2014. D.R. n.º 157, Série II de 2014-08-18 Alteração do ciclo de estudos conducente ao grau de doutor em Patrimónios de Influência Portuguesa.
Regulamento interno DPIP
Este documento visa estabelecer regras sobre a organização, funcionamento e procedimentos do Programa de Doutoramento em Patrimónios de Influência Portuguesa.

Direção do Curso

Prof. Doutor Walter Rossa

Prof. Doutora Margarida Calafate Ribeiro



Mais informações

http://www.patrimonios.pt

http://www.ces.uc.pt/doutoramentos/patrimonios

https://apps.uc.pt/courses/PT/course/2101