a carregar...

IIIUC

CECH - Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos

Grupos de Investigação



Estrutura da Unidade de Investigação

O CECH desenvolveu uma estrutura de investigação coesa, única no sistema nacional de investigação, cuja eficiência e originalidade é reconhecida pelos congéneres internacionais. Combina um quadro de investigação marcado pela confluência de diferentes sensibilidades: filológica (língua. Literatura e cultura), histórica, pragmática teatral e filosófica.

O carácter abrangente e identitário do projecto – POLIS e COSMOPOLIS – requer a contribuição a contribuição específica das sensibilidades dos 5 Grupos de Investigação que formam o CECH.



Organização dos Grupos de Investigação

Três dos Grupos de Investigação encontram-se organizados numa base linguística e cronológica: Estudos Gregos; Estudos Latinos; Estudos Medievais e Renascentistas. O diálogo hermenêutico entre a Modernidade e a Antiguidade é promovido especialmente pelo Grupo de Hermenêutica Racional. A dimensão laboratorial do CECH é desenvolvida pelo Grupo de Semântica e Pragmática Teatral.



Apresentação dos Grupos de Investigação

ESTUDOS GREGOS

Maria do Céu Grácio Zambujo Fialho

Cobre uma área que inclui a filosofia, história e cultura Gregas em sentido lato (compreendendo a língua e a literatura), abrangendo o período desde o início dos poemas homéricos até à Cultura Bizantina.

ESTUDOS LATINOS

José Luís Brandão

Cobre uma área que inclui a história e a cultura Latinas em sentido lato (compreendendo a língua e a literatura), abrangendo o período desde o início da República até ao Império.

ESTUDOS MEDIEVAIS E RENASCENTISTAS

Sebastião Tavares de Pinho

Cobre os Estudos Medievo-Neo-Latinos e do Humanismo Renascentista (Língua, Literatura e Cultura) e a forma como o legado Greco-romano moldou o pensamento e a cultura do mundo ocidental.

SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA DA ARTE

Paulo Estudante

Compreende dois tipos de conhecimento: investigação filológica e a pragmática teatral e musical. O primeiro centra-se na tradução e estudo da dramaturgia Greco-romana e de arquivos musicais antigos; o último atenta nas actividades de encenação e concertos musicais ao vivo.

RACIONALIDADE HERMENÊUTICA

Maria Luísa Portocarrero Ferreira Silva

O objectivo principal do Grupo é a análise da fecundidade da hermenêutica racional no horizonte da Europa contemporânea, marcada pela crise e urgência de ética.