a carregar...

IIIUC

CECH - Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos

Linhas Temáticas



Organização das Linhas Temáticas

Os investigadores do CECH estão inseridos nos Grupos onde desenvolvem a sua principal investigação, embora a maior parte colabore regularmente com outros Grupos no âmbito das atividades das 3 Linhas Temáticas:
Linhas Temáticas com perspetiva científica dominante:(Re)escrita do MitoRetórica e DiscursoHistória Antiga – Fontes, Teoria e Receção.




Apresentação das Linhas Temáticas

Articulação entre Grupos de Investigação e Linhas Temáticas

Com o objetivo de prevenir um risco de confinamento pernicioso da investigação e, por outro lado, estimular a colaboração entre todos os investigadores, o CECH dinamiza uma cultura em rede através da conceção de Linhas Temáticas transversais. Apesar do já referido caráter tripartido, as Linhas Temáticas incentivam interseções contínuas no seio da estrutura orgânica do CECH.


Objetivos das Linhas Temáticas

(RE)ESCRITA DO MITO

Maria de Fátima Sousa Silva

Linha Temática associada a todos os Grupos

Uma área fortemente transversal em termos de períodos envolvidos mas também nas modalidades de expressão do mito (na literatura, música, artes visuais e performativas), servindo os interesses de investigadores de muitas áreas.

  

RETÓRICA E DISCURSO

Belmiro Fernandes Pereira

Linha Temática associada a todos os Grupos

Tratando-se de uma arte muito antiga que sempre se posicionou no centro da vida intelectual da cultura ocidental, incentiva o diálogo com peritos da Antiguidade Grega e Latina, dos Estudos Medievais e Renascentistas, abrangendo igualmente uma abordagem hermenêutica e teatral.

HISTÓRIA ANTIGA - FONTES, TEORIA E RECEÇÃO


Carmem Isabel Leal Soares

Linha Temática associada a todos os Grupos

As pesquisas desta linha temática centram-se, essencialmente, em estudos sobre a biografia, a historiografia, o direito e o quotidiano, cujos autores clássicos são objecto de estudo e de tradução para Português.