a carregar...

IIIUC

CECH - Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos

Resultados da Investigação

Publicações


- Cravo, C., Marques, S., Balula, A. (2015) «Oficinas de Didática do Latim: uma proposta para a formação contínua de professores», Thamyris, n.s. 6: 125-136. Disponível em <http://www.thamyris.uma.es/Thamyris6/OFICINAS.pdf>

- Marques, S., Cravo, C., Balula, A. (2015) «Oficinas de Didática do Latim: uma proposta de materiais e recursos», BEC 60: 145-163. 

 Cravo, C. e Marques, S. (2016), Notícia “Congresso Internacional O ensino das Línguas Clássicas: reflexões e experiências didácticas”, BEC 61: 237-238.

- Balula, A., Cravo, C., Marques, S. (2017), "Estratégias na formação de formadores: um pomo de discórdia?", in Cravo, C. e Marques, S. (coords.), O ensino das Línguas Clássicas: reflexões e experiências didáticas. Coimbra e São Paulo, Imprensa IUC e Annablume: 61-76.

- Cravo, C. e Marques, S. (coords.) (2017), O ensino das Línguas Clássicas: reflexões e experiências didáticas. Coimbra e São Paulo, Imprensa IUC e Annablume. (https://pombalina.uc.pt/pt-pt/content/livro?id=42965)

- Marques, S. e Cravo, C. (2018), «A presença do mundo clássico no Ensino Básico em Portugal – a etimologia como recurso didático no âmbito da disciplina de ‘Introdução à Cultura e às Línguas Clássicas’», in Lorena Jiménez Justicia & Alberto J. Quiroga Puertas (eds.), Ianus: innovación docente y reelaboraciones del legado clásico. Coimbra e São Paulo, Imprensa IUC e Annablume: 59-70.

- Cravo, C., Marques, S. (2018), “Ars docendi linguam latinam hodie: um testemunho em português”, Latina Didaxis XXXII: 45-54.



Comunicações 


- Comunicação proferida por Ana Balula, Cláudia Cravo e Susana Marques, no Congresso Internacional “O Ensino das Línguas Clássicas: reflexões e experiências didácticas” (FLUC, 22 de abril de 2016):  “Estratégias na formação de formadores: um pomo de discórdia?”

- Comunicação proferida por Fátima Ferreira, no II Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre, 10 de novembro de 2015): “Pintura e Poesia – olhares cruzados. Uma abordagem didática”.

- Comunicação proferida por Fátima Ferreira, no Congresso Internacional “O Ensino das Línguas Clássicas: reflexões e experiências didáticas” (FLUC, 22 de abril de 2016):“Didática das Clássicas: reflexões e tendências” .

- Comunicação proferida por Fátima Ferreira, no I Congresso em Didática e Ensino da FLUC (16 de maio de 2016):“Didática do Latim: uma  retrospetiva histórica”

- Comunicação proferida por Fátima Ferreira, nos Opera in Fieri (FLUC-CECH, 25 de maio de 2016): “Ensinar/Aprender Latim no século XX”

- Comunicação proferida por Susana Marques e Cláudia Cravo, no Congresso Internacional Latina Didaxis XXXII: L’imperium sine fine dei testi latini “O Ensino das Línguas Clássicas: reflexões e experiências didácticas” (Universidade de Génova, 16 de maio de 2017):  “Ars docendi linguam latinam hodie: um testemunho em português”.