Apresentação do livro «Cientistas portugueses»

6 fevereiro
Cientistas portugueses

No próximo dia 20 de Fevereiro de 2019 às 18h, tem lugar no ROMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a apresentação do novo retrato de David Marçal, seguido de debate em que participam o autor, o biólogo Nuno Ferrand e a jornalista Catarina Carvalho (moderadora).

Entrada livre mediante pré-inscrição aqui

SINOPSE
Em Portugal, a ciência desenvolveu-se de forma rápida e inédita nas últimas décadas. Temos hoje mais investigadores científicos do que nunca (e cerca de metade são mulheres), cujo trabalho tem muito mais impacto do que antes. Mas o seu estatuto profissional diminuiu. Só uma ínfima minoria dos doutorados consegue entrar para os quadros de uma universidade. Para os outros, a vida é semelhante à de um futebolista: têm de estar no clube certo em cada momento, poucos atingem um elevado grau de reconhecimento e a sua carreira pode estar acabada antes dos 40. Este livro traça um retrato vívido de quem faz investigação científica por cá. O que os motiva a ficar no país ou a partir? Como conjugam a paixão pela ciência com a vida pessoal? Eis do que falamos quando nos referimos aos cientistas portugueses.

Mais informação
Público-alvo: Público em geral
Contactos: Maria Manuela Serra e Silva – ccvromulocarvalho@gmail.com / 239 410 699