Leonardo da Vinci: O Triângulo virtuoso entre Arte, Técnica e Ciência

Dia 12 de Dezembro às 18h realiza-se a palestra "Leonardo da Vinci: O Triângulo virtuoso entre arte, técnica e ciência" com Carlos Fiolhais, Professor de Física do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e Director do Rómulo.
A entrada é livre e destinada ao público em geral.
RESUMO DA PALESTRA:
A arte e a técnica são bem mais antigas do que a ciência. Leonardo da Vinci (1452-1519), que viveu antes da Revolução Científica que originaria a ciência de hoje, dividiu-se entre a arte e a técnica, com a maior parte do seu tempo dedicado à técnica. Mas anteviu a ciência.
Autor de apenas cerca de duas dezenas de pinturas, a obra maior da sua vida são os seus cadernos de apontamentos, recheados de esboços e desenhos. Neles se mostra, para além de um observador exímio da Natureza, um homem capaz de idealizar uma profusão de máquinas e instrumentos. E neles faz anotações muito próprias de um cientista. Uma viagem até ao tempo de Leonardo, realçando a sua prodigiosa intuição e imaginação, e uma discussão sobre a sua herança: as relações entre arte, técnica e ciência no mundo de hoje.