1 março
Genética para todos

No próximo dia 21 de Março de 2019, pelas 18h, tem lugar no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a apresentação do livro "Genética para todos : de Mendel à Revolução Genómica do Século XXI: a prática, a ética, as leis e a sociedade, de Heloísa G. Santos, e André Dias Pereira, publicado pela Gradiva em Janeiro de 2019.

A sessão de apresentação contará com as intervenções dos autores e de:

- Carlos Fiolhais, Professor de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia UC e Director de Rómulo CCVUC

- Francisco Corte Real Gonçalves, Presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses e Professor da Faculdade de Medicina UC

- Luís Almeida, Professor da Faculdade de Farmácia e investigador do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC)

Seguir-se-á uma sessão de autógrafos.

SINOPSE DO LIVRO
Poderemos compreender as principais potencialidades e limitações dos conhecimentos hoje adquiridos em Genética Humana?
O que é o ADN? O que são testes genéticos? E testes genómicos?
Podemos alterar os nossos genes e os do nosso bebé?
Poderemos contar com medicamentos personalizados e um sistema público de saúde que, com base no conhecimento das características do genoma de cada um e recurso a algoritmos, nos irá proporcionar uma medicina de total rigor e precisão?
Qual será o preço social e humano que poderemos ter de pagar por estas mudanças tão radicais?
Que papel desempenham, neste contexto, a ética e o direito?
No nosso país, são escassas as publicações que procuram dar resposta a estas questões candentes no contexto da actual 4.ª Revolução Industrial. Na esperança de ajudarem a suprir essa lacuna, os autores convidam o leitor a acompanhá-los numa fascinante viagem, desde a descoberta das células e dos cromossomas até às mais recentes inovações na área da genética humana.

RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra
Maria Manuela Serra e Silva