a carregar...

RÓMULO CCVUC

RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra

"A evidência da evolução"

Tópicos: Escolhas de Carlos Fiolhais, A evidência da evolução : porque é que Darwin tinha razão, Jerry A. Coyne, Carlos Fiolhais.

15 de Março 2013
ecf_a_evidencia_da_evolucao_capa.jpg


Autor: Jerry A. Coyne 
Título: A evidência da evolução : porque é que Darwin tinha razão
Editora: Tinta da China
Ano: 2012
Assunto: Evolucionismo 

Esta obra encontra-se disponível nas Bibliotecas da Universidade de Coimbra

SINOPSE DO LIVRO

Na ciência, poucos assuntos despertam maior fascínio e debate do que a evolução. Porém, raramente se menciona aquilo que importa: as provas, os dados empíricos que demonstram o processo de evolução por selecção natural. E essas provas são vastas, provindo de um espectro alargado de investigação científica que vai da genética, da anatomia e da biologia molecular, até à paleontologia e à geologia.

Evidência da Evolução explica com toda a clareza os factos que corroboram o processo evolutivo. Por exemplo, podemos hoje compreender, com o auxílio da genética, como se formam duas espécies a partir de uma, e a descoberta de um número crescente de fósseis tem permitido identificar as mudanças que ocorreram no passado — dinossauros aos quais nasceram penas, peixes que desenvolveram membros…

Ao provar a existência da «marca indelével» dos processos apresentados por DarwinJerry Coyne demonstra que, mais do que uma teoria, a evolução é uma realidade.

«Este livro explica como nenhum outro as mais recentes provas a favor da evolução. O seu raciocínio é lúcido, rigoroso e de uma eficácia devastadora.»

— Steven Pinker