a carregar...

Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho

Destaques

30 anos da colecção “Ciência Aberta” da Editora Gradiva

Publication date: 30-05-2012 18:47

news_archive_10

No próximo dia 1 de Junho de 2012, realiza-se no Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho, localizado no Departamento de Física da FCTUC, pelas 10:30h, a seguinte palestra:

  • Título: 30 anos da colecção
    “Ciência Aberta” da Editora Gradiva
      e na alvorada do 200º título
  • Apresentador: António Piedade
  • Editor presente: Guilherme Valente
  • Editora: Gradiva

Nesta palestra, revisitaremos a evolução da colecção e olharemos para ela com o objectivo de melhor a conhecer para melhor a celebrar. Hoje com quase 200 títulos a representar o conhecimento científico humano da actualidade, matriz para elucidar a nossa compreensão do Universo, a colecção “Ciência Aberta” é sinónimo de cultura científica livre e ao acesso dos leitores portugueses, um encantador jardim onde a diversidade conversa com a curiosidade, onde o rigor convive com o lúdico, onde os porquês encontram respostas. Um lugar onde todos os caminhos vão ter ao conhecimento.”


RESUMO:

“Foi no mês de Junho de 1982 que a Editora Gradiva deu início à sua colecção “Ciência Aberta”.
Ao longo dos 30 anos que agora se cumprem, observamos o crescimento regular da “Ciência Aberta”, frequente e persistente disponibilizando para a língua portuguesa das melhores, e então mais actuais, obras de divulgação de ciência, escritas por cientistas e comunicadores incontornáveis na história da ciência. Nomes como François Jacob, Hubert Reeves, Carl Sagan, Richard P. Feynman, Stephen Jay Gould, Richard Dawkins, Stephen W. Hawking, entre muitos outros. Desde cedo a Editora Gradiva começou a incluir autores portugueses na “Ciência Aberta” e essa participação não só se manteve como cresceu com o tempo e com o espaço. Nomes como os de Carlos Fiolhais, Jorge Buescu, Nuno Crato, Jorge Dia de Deus, entre outros, passaram a referenciar a divulgação de ciência em Portugal.”

António Piedade

NOTA BIBLIOGRÁFICA:

António Piedade desde cedo cultivou o gosto pela divulgação científica.
É licenciado em Bioquímica, mestre em Biologia Celular e doutorando em Tecnologia Bioquímica, pela Universidade de Coimbra.

Cartaz: link
Contactos: ccvromulocarvalho@gmail.com
239 410 699
  (entrada livre)