Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho

"90% do caro leitor foi feito nas estrelas"

Publication date: 27-10-2016 14:17

90%DoCaroLeitorÉFeitoNasEstrelas_thumb.jpg

Na próxima 2ª feira31 de Outubro de 2016pelas 18h realiza-se no RÓMULO Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a apresentação do livro "90% do Caro Leitor Foi Feito nas Estrelas".
A sessão será realizada pelo autor do livro e astrónomo Alexandre Aibéo e por Carlos Fiolhais, Director do Centro.

Esta obra encontra-se disponível para consulta e/ou empréstimo domiciliário no RÓMULO Centro de Ciência Viva da UC.

SINOPSE:

Em “90% do Caro Leitor Foi Feito nas Estrelas” o autor expõe o essencial do que hoje sabemos sobre o espaço, baseando-se na sua enorme experiência de divulgação científica e recorrendo a uma linguagem fresca e imaginativa para responder às nossas dúvidas sobre o cosmos.

As estrelas sempre fascinaram a humanidade. Na Antiguidade e mesmo muito depois dela houve quem pensasse que tudo estava escrito nas estrelas, isto é, que os astros determinavam o destino dos seres humanos. O que nunca ninguém pensou nos tempos antigos foi que nós somos feitos da matéria das estrelas. Não, não é uma metáfora, é literal: a maioria dos muitos átomos que nos constituem proveio da explosão de estrelas pesadas, que assim espalharam o seu interior pelo vasto espaço. Hoje, a olho nu ou usando telescópios, quando contemplamos as estrelas estamos a olhar para as nossas remotas origens.

SOBRE O AUTOR:

O astrónomo Alexandre Aibéo é um jovem divulgador científico de primeira água. O seu livro original Isto não é (Só) Matemática foi um enorme sucesso. Neste seu segundo livro, o autor expõe o essencial do que hoje sabemos sobre o espaço, seja a Lua e o Sol aqui tão perto, sejam as estrelas mais distantes. Baseado na sua enorme experiência de divulgação científica, recorre a uma linguagem fresca e imaginativa para responder às nossas dúvidas sobre o cosmos.

O autor é licenciado em Astronomia, Mestre em Mecânica de Fluidos, e doutorado em Astronomia pela Universidade do Porto. Ensina na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu e investiga na área da astrofísica solar. Em 2010 foi o vencedor da primeira edição do concurso FAMELAB – Comunicar Ciência em Portugal.

ENTRADA LIVRE
Público-alvo: Público em geral

FOTOGRAFIAS DO EVENTO

Cartaz > – < Facebook >