a carregar...

Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho

Destaques

"A Portugalidade em debate: O que é ser Português?"

Publication date: 19-05-2017 16:09

Na próxima quarta-feira, dia 24 de Maio, pelas 18 horas, no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, o Doutor Onésimo Teotónio de Almeida, Professor e Director do Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Brown University, Providence, Rhode Island, EUA estará em diálogo sobre PORTUGALIDADE com Carlos Fiolhais, director do RÓMULO.  

A Portugalidade em debate: O que é ser Português? thumb



Breve informação sobre o autor

Onésimo Teotónio de Almeida nasceu no Pico da Pedra, na ilha açoreana de S. Miguel, em Dezembro 1946. Frequentou o Seminário de Angra do Heroísmo, nos Açores, obteve o Bacharelato na Universidade Católica Portuguesa em 1972, emigrou para os EUA e fez o Mestrado em 1977 e doutorou-se em Filosofia em 1980 pela Brown University (Department of Philosophy), em Providence, Rhode Island. Ainda aluno de pós-graduação na Brown University, começou a leccionar no Centro de Estudos Portugueses e Brasileiros que ajudou a criar. Em 1981 foi nomeado Assistente nesse Centro; em 1987, promovido a Professor Associado e em 1991, a Professor Catedrático. O Centro, agora Departamento, foi dirigido por ele de 1991-2003. É Fellow do Wayland Collegium for Liberal Learning, um Instituto de Estudos Interdisciplinares na Brown University, onde lecciona uma cadeira sobre Valores e Mundividências.

O seu último livro que vai estar em debate em Coimbra é “Obsessão da Portugalidade” (Quetzal”). Para além dos muitos livros, tem centenas de escritos em revistas e livros colectivos. Fundou e dirige a editora Gávea-Brown, dedicada à edição em inglês de obras de literatura e cultura portuguesas, que edita também a revista Gávea-Brown – a Bilingual Journal of Portuguese American Letters and Studies, que ele fundou e co-dirige. É co-editor do e-Journal of Portuguese History e de Pessoa Plural, ambas revistas electrónicas editadas em cooperação internacional e publicadas na Brown University. É co- editor de uma colecção de obras de Lusophone Studies na Sussex Academic Press. Desde 1979 mantém um programa bimensal no Portuguese Channel, de New Bedford, Massachusetts, e durante dois anos manteve um programa semanal – “Onésimo à conversa com…” – na RTP Açores. Foi colaborador regular n’ O Jornal e no Diário de Notícias. É colaborador regular na revista LER, na PNETLiteratura e no JL. Foi eleito Membro da Academia Internacional de Cultura Portuguesa e sócio- correspondente da Academia da Marinha. Em 2013 recebeu um Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Aveiro.  




ENTRADA LIVRE 

Público-alvo: Público em geral

[FOTOGRAFIAS DO EVENTO]

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cartaz > – < Facebook >

Contactos: Maria Manuela Serra e Silva – ccvromulocarvalho@gmail.com / 239 410 699