A química das coisas triviais

Publication date: 20-02-2015 22:31

news_archive_03

Na 3ª feira, 24 de Fevereiro de 2015, pelas 18h, no RÓMULOCentro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, localizado no piso térreo do Departamento de Física da FCTUC, realiza-se a palestra intitulada “A química das coisas triviais”, com Sérgio Rodrigues, Professor no Departamento de Química da Universidade de Coimbra. Esta palestra insere-se no ciclo “À Luz da Ciência”, dinamizado pelo Bioquímico António Piedade, que decorrerá de Fevereiro a Junho de 2015.

RESUMO:

Não temos fome e matamos a sede sem receio em grande parte devido à química. Paremos por um momento de respirar para não inalarmos e expiramos produtos químicos – nitrogénio em grande parte, oxigénio o suficiente, água e dióxido de carbono, os necessários, mas nenhum deles bom ou mau em si mesmo – e a química do nosso corpo irá continuar a construir e destruir moléculas em quantidades astronómicas a uma velocidade alucinante. Olhemos à nossa volta. É difícil não vermos materiais, produtos, e processos que têm a ver com química, alguns ignorados, outros ainda misteriosos. Olhemos para os objectos que temos nos bolsos. Olhemos para os próprios bolsos, as roupas, os móveis, os edifícios, a rua. O próprio olhar tem química, assim como a mente que o interpreta. Tudo tem química. Tem o mundo, tem a mão que o modifica, têm os braços que o sustentam.

< Cartaz > - < Facebook >
Contactos: ccvromulocarvalho@gmail.com / 239 410 699  -  (Entrada livre; Público em geral)