Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho

Apresentação do livro “História da Ciência em Portugal”

Publication date: 10-02-2014 16:23

news_archive_07

No dia 12 de Fevereiro de 2014, pelas 18h, no RÓMULOCentro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, localizado no piso térreo do Departamento de Física da FCTUC, José Paiva fará a apresentação do livro “História da Ciência em Portugal”, de Carlos Fiolhais.

A sessão é aberta ao público em geral e sobretudo a quem se interessa sobre história da ciência.
O convidado será apresentado por Carlos Fiolhais, Director do Centro.

BIOGRAFIA DO CONVIDADO:

José Pedro de Matos Paiva, licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Docente universitário no Instituto de História e Teoria das Ideias,José Pedro Paiva doutorou-se na especialidade de História Moderna e Contemporânea com uma dissertação intitulada “Bruxaria e superstição num país sem caça às bruxas: Portugal 1600-1774″. Desde Maio de 2011 director do Arquivo da Universidade de Coimbra, é, actualmente, Director da Faculdade de Letras da U.C.

SINOPSE DA OBRA:

Esta obra apresenta a História da Ciência em Portugal numa perspectiva de pura divulgação, não pretendendo ser um ensaio académico. Sem se limitar à descrição dos factos, propõe mesmo algumas interpretações. Começa por fazer uma panorâmica dos sete séculos de ciência entre nós e das razões para as oscilações que se verificaram. E continua contando episódios interessantes e desconhecidos desta nossa história. Inclui ainda, no final, para fácil referência dos leitores, uma cronologia, um pequeno dicionário de cientistas portugueses ou estrangeiros que trabalharam em Portugal, e uma bibliografia. As ilustrações a cores ajudam a tornar este volume uma inédita súmula da nossa ciência.

Cartaz: link
Contactos: ccvromulocarvalho@gmail.com / 239 410 699   –   (entrada livre)