Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho

Apresentação do Livro "Mestre Carbono, o Cientista"

Publication date: 20-10-2015 12:30

apresentacao_livro_mestre_carbono_o_cientista_thumb.jpg

Na próxima 5ª feira, 22 de Outubro de 2015, pelas 18h realiza-se no RÓMULO Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a apresentação do livro "Mestre Carbono, o Cientista".

A sessão vai contar com a presença do autor, Filipe Monteiro, e com a participação especial do bioquímico António Piedade.

SINOPSE

O livro fala-nos de três cientistas que procuram descobrir um modo que permita controlar e reverter a atual situação do aquecimento global, também causado pela excessiva libertação de CO2.
No entanto, é ao cair da noite, quando os humanos regressam a casa, que se assiste a uma enorme azáfama no laboratório, com diversos átomos e moléculas que saltam dos respetivos frascos de reagentes e que, liderados por um velho átomo – o Mestre Carbono –, procuram ajudar os humanos naquelas experiências de grande importância para a salvação da Natureza.
Sob a batuta do velho Mestre, aquelas substâncias atómicas perseguem o sonho de sintetizar laboratorialmente a bem conhecida molécula da Clorofila A, primeiro passo para ajudar a mãe Natureza no processo de conversão do dióxido de carbono no favorável oxigénio (fotossíntese).”

Com este livro, procurei homenagear todos os cientistas que, na sua grande maioria, trabalham no anonimato de um laboratório, de uma sala, gabinete ou biblioteca, em prole da Humanidade. Nas palavras da Professora Doutora Raquel Gonçalves Maia sobre “Mestre Carbono, o cientista”:

“Muito mais do que o homem, interessa a Humanidade. A ela se dirige “Mestre Carbono, o Cientista”, o drama das alterações climáticas, o aquecimento global, a salvação da Terra. Para isso trabalha Filipe L. S. Monteiro, o químico escritor licenciado em Química Analítica pela Universidade de Aveiro (…)

Conto de fadas para crianças? Ou uma escrita para adultos, num plano elevado, onde se realça e “manipula”, uma decifração oculta da natureza da Natureza? (…) “Mestre Carbono, o Cientista” é muito mais do que um texto bem delineado, bem escrito. Filipe L. S. Monteiro expressa claramente os seus objetivos: uma homenagem aos homens e mulheres que dedicam a sua vida a “fazer ciência” na busca de um mundo melhor; o alcance dramático das mudanças climáticas à escala global e a premência da salvação do mundo; a descoberta do composto químico salvador; ser cientista. (…)”
(Poderão ler a recensão crítica completa aqui).

Escrever ciência para crianças não é tarefa fácil. Nunca foi. Mais difícil resulta quando se aborda um tema complexo, numa área pouco atrativa para os nossos jovens – a Química. Daí tê-lo feito ilustrado, procurando torná-lo mais apelativo mas sem perder rigor científico. E, claro, com o principal objetivo de o levar até às escolas onde, com ele (e através dele), possa mostrar a importância da química nas nossas vidas. Afinal, tudo é Química!

ENTRADA LIVRE
Público-alvo: Público em geral

<Cartaz  > – < Facebook >

Contactos: Maria Manuela Serra e Silva – ccvromulocarvalho@gmail.com / 239 410 699