Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho

Apresentação do livro “Portugal 2015: Uma segunda oportunidade?”

Publication date: 27-06-2014 22:07

news_archive_06

No dia 2 de Julho de 2014 (4ª feira), pelas 18h, no RÓMULOCentro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, localizado no piso térreo do Departamento de Física da FCTUC, realiza-se a apresentação do livro “Portugal 2015: Uma segunda oportunidade? Inovação e desenvolvimento”, de Lino Fernandes, edição Gradiva, 2014.

A apresentação do livro será feita pelo Professor Carlos Fiolhais, numa sessão aberta aopúblico em geral que interessará a todos os cidadãos esclarecidos.
No final, poderão comentar ou colocar perguntas ao autor.

BIOGRAFIA DO AUTOR:

Lino Manuel Gomes Fernandes licenciou-se em Economia pelo ISCEF em 1974. Iniciou a sua actividade profissional em 1972, no GEBEI – Grupo de Estudos Básicos de Economia Industrial, onde participou em estudos de economia industrial e sobre a especialização internacional da economia portuguesa. Integrou o Serviço de Estudos e Planeamento, da JNICT, desde a sua criação, em 1986, onde participou na preparação de várias medidas de política C&T. De 1983 a 1996 foi Professor Convidado do ISCTE. Sócio fundador do Instituto de Prospectiva, em 1991. Foi Presidente da Agência de Inovação entre 1996 e 2002 e de 2005 a 2012.

SINOPSE DA OBRA:

Trinta anos de intenso investimento, com retorno a longo prazo, na modernização das infra-estruturas de base, na construção de um serviço de saúde, na formação de recursos humanos, no desenvolvimento da capacidade C&T, explicam, em parte, a crise financeira do país, mas criaram as condições para a superar, colocando-nos em melhor posição para aproveitar as oportunidades que se estão a abrir com as mudanças da geografia económica e a evolução tecnológica.

As empresas passaram a principal investidor em I&D, beneficiando de um persistente apoio público, que atingiu o pico em 2010. Muitos desses investimentos estarão agora na fase final. A sua chegada ao mercado será um passo importante para o desenvolvimento em novos moldes e para a consolidação da teia de relações de cooperação criadas com as universidades.

O reposicionamento geoeconómico abre novos horizontes para o seu sucesso nos mercados. Alguns desses resultados possibilitarão uma nova articulação de outras políticas públicas, como as políticas sociais e do desenvolvimento regional, com a melhoria da competitividade internacional.

Para tirar partido das novas oportunidades precisamos de novas políticas. Chegámos a uma encruzilhada. O nosso futuro, para as próximas décadas, será determinado pelas escolhas que assumirmos agora. As oportunidades que se abrem têm uma janela temporal limitada para serem aproveitadas e não são reversíveis.

Cartaz: link
Facebook: link
Contactos: ccvromulocarvalho@gmail.com / 239 410 699   –   (Entrada livre; Público em geral)