Ciência às Seis! : "As plantas na obra poética de Camões"

Publication date: 14-11-2016 18:49

As plantas na obra poética de Camões

Na próxima 3ª feira, 22 de Novembro de 2016, às 18.00h, realiza-se no RÓMULO Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a 2ª palestra do novo ciclo "Ciência às Seis!" coordenado pelo  bioquímico António Piedade.

O palestrante de "As plantas na obra poética de Camões" é o professor doutor Jorge Paiva , biólogo e investigador do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.

RESUMO DA PALESTRA

"A obra de Camões, quer a épica quer a lírica, está repleta de referências a plantas. Na época camoniana, as plantas mais conhecidas e citadas na literatura, não eram tanto as plantas comestíveis ou ornamentais, mas mais as plantas medicinais. Nesta palestra abordaremos algumas das plantas mais invulgares referidas nos Lusíadas e praticamente todas as citadas na Lírica. Aliás, é nos Lusíadas que o poeta mais plantas menciona (cerca de cinco dezenas), na maioria asiáticas e aromáticas. Na Lírica refere muito menos espécies de plantas (cerca de três dezenas e meia), maioritariamente, europeias campestres e ornamentais."

ENTRADA LIVRE
Público-alvo: Público em geral

[FOTOGRAFIAS DO EVENTO]

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------