Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho

news_archive_12

Por António Piedade

– 21 de Junho ’11 (3ª Feira), 14h30 – 17h30
   – Nas instalações do Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho- Universidade de Coimbra.
         (inscrições por email 1, email 2 ou 239 410 699 )

O acesso ao conhecimento científico é um direito de todos os cidadãos, consagrado no artigo 27º da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

O acesso ao conhecimento científico deve permitir ao cidadão adquirir uma literacia científica prática, cívica e cultural, que, no seu conjunto, seja útil para a sua vivência nas sociedades modernas científico-tecnológicas, que lhe permita emitir juízos sobre decisões públicas, que permita apreciar o rigor e a elegância (beleza) intelectual do conhecimento científico e apoiar a sua evolução.

A escrita é o denominador comum da comunicação de conhecimento científico. Por isso é importante caracterizar o processo da sua construção, discutir qual ou quais os melhores estilos e formatos adequados e ajustados quer à mensagem a transmitir quer ao destinatário da mensagem.

Objectivos:

Identificar estratégias de escrita que permitem uma transmissão eficaz de determinado conhecimento científico. Caracterizar essas estratégias e adequá-las à mensagem a ser transmitida. As particularidades do conhecimento científico. Elaborar textos de divulgação de ciência com os participantes. Divulgar, publicar esses textos no próprio dia. Discussão escolha dos meios apropriados para a sua difusão.

Público-alvo:

– Estudantes, todos os níveis de escolaridade.
   – Adultos com interesse pela comunicação de ciência.

Actividade sujeita a inscrição:

Através dos emails ccvromulocarvalho@gmail.com, rc@teor.fis.uc.pt ou 239 410 699.

::..
António Piedade é autor dos livros Íris Científica, publicado por Mar da Palavra e Caminhos de Ciência, publicado pela Imprensa da Universidade de Coimbra. Escreve assiduamente no Blog DE RERUM NATURA e semanalmente no Diário de Coimbra, onde tem uma página da sua inteira responsabilidade. Tem colaborado com diversos projectos Ciência Viva e com acções de divulgação de Ciência na Universidade de Coimbra.