Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho

Ciência às Seis! (2ª temporada) "Antropologia Forense e Investigação Criminal"

Publication date: 12-12-2017 12:32

Ciência às Seis! 2 Antropologia Criminal thumb

Na próxima 4ª feira, dia 13 de Dezembro, pelas 18h00, vai ocorrer no RÓMULO Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra a palestra do Ciclo "Ciência às Seis" (2ª temporada)* intitulada "Antropologia Forense e Investigação Criminal" com Eugénia Cunha, investigadora do Laboratório de Antropologia Forense, Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, professora do Departamento Ciências Vida da Universidade de Coimbra.

*
Este ciclo de palestras é coordenado por António Piedade, Bioquímico e Divulgador de Ciência.

Resumo da Palestra

"Na investigação forense a interdisciplinaridade é fundamental. A informação extraída pela antropologia forense dum fragmento ósseo, duma porção corporal, dum corpo em adiantado estado de decomposição, esqueletizado ou cremado pode ser crucial para guiar a investigação criminal e levar quer à identificação da vítima, quer ao esclarecimento do que ocorreu na altura da morte. A partir de vários casos forenses reais de antropologia forense, são explanados os alcances, os limites e os desenvolvimentos recentes da Antropologia Forense. São também abordados os cenários de identificação em cenários de exceção como é o caso dos crimes contra a humanidade e dos desastres de massa, nomeadamente os ataques terroristas. A identificação a partir de fragmentos é discutida assim como a documentação da violação e direitos humanos a partir dos ossos."

ENTRADA LIVRE
Público-alvo: Público em geral

*Fotografias do evento*

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------