Ciência às Seis! : "A Neurociência da Felicidade"

Publication date: 03-11-2016 14:21

NeurociênciaDaFelicidade_thumb.jpg

Na próxima 3ª feira, 8 de Novembro de 2016, excepcionalmente às 18.30h, realiza-se no RÓMULO Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a primeira palestra do NOVO! ciclo de palestras "Ciência às Seis!" coordenado por António Piedade.

A palestrante de "A Neurociência da Felicidade" é a professora doutora Manuela Grazina, Professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Directora e fundadora do Laboratório de Bioquímica Genética (CNC/FMUC)

RESUMO DA PALESTRA

"A Felicidade pode explicar-se por fatores biológicos, nomeadamente ligados à Genética e à Neuroquímica cerebral. Neurotransmissores como a dopamina, a serotonina e endorfinas endógenas, entre outros, são grandes protagonistas neste processo complexo, uma vez que são determinantes no controlo de sensações como o bem-estar, o prazer, a motivação e a recompensa.

O entendimento desses mecanismos, de forma simples e clara, permite que nos surpreendamos com a forma extraordinária como funciona o organismo humano e possibilita ainda a compreensão da heterogeneidade no modo como o cérebro funciona. Está ao nosso alcance estimular as vias cerebrais da recompensa, no sentido da melhor qualidade de vida, gestão do stresse e saúde, bem como otimizar a produtividade no contexto de ambiente de trabalho, sempre com motivação acrescida e valorizando as nossas melhores capacidades físicas e cerebrais. Com este conhecimento, podemos ajustar as expectativas e as nossas práticas diárias, no sentido de alcançar a tão almejada Felicidade, individual e comum! A Felicidade é um caminho de recompensa. Esse caminho é um conjunto de eventos que se dão no cérebro e que ficam nas memórias."

ENTRADA LIVRE
Público-alvo:
 Público em geral

FOTOGRAFIAS DO EVENTO

Cartaz > – < Programa > – < Facebook >

Contactos: Maria Manuela Serra e Silva – ccvromulocarvalho@gmail.com / 239 410 699