Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho

Destaques

Ciência às Seis! "Algumas notas sobre Reprodução e Células estaminais: da Investigação à Ética e à Comunicação de Ciência"

Publication date: 03-07-2017 16:08

Ciência às Seis! Algumas notas sobre Reprodução e Células estaminais: da investigação à ética e à comunicação de ciência thumb

Na próxima terça-feira, dia 11 de Julho, de 2017, pelas 18h realiza-se no RÓMULO Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a última palestra do ciclo "Ciência às Seis!" com o Doutor João Ramalho de Sousa Santos, professor do Departamento de Ciências da Vida (Faculdade de Ciências e Tecnologia) da Universidade de Coimbra, e Investigador no Centro de Neurociências e Biologia Celular.

O ciclo de palestras "Ciência às Seis!" é coordenado por António Piedade e decorre até 11 de Julho de 2017.

RESUMO DA PALESTRA:

"Quando um cientista começa a investigar a prioridade é fazer descobertas, descodificar mecanismos. Por exemplo, como é o que o embrião se desenvolve; como é que as células estaminais conseguem formar vários tipos de células diferentes do organismo; ou se a função de uma célula é ou não reversível. Nesse processo é comum chegar a conclusões fraturantes, demonstrar que o impossível é, afinal, possível. E podemos usar esse conhecimento para melhorar o nosso dia a dia, seja na área da Procriação Medicamente Assistida, seja na Medicina Regenerativa.

Mas são todas as intervenções legítimas? Ou há umas mais eticamente sustentáveis do que outras? E como se pode comunicar ciência para um público não cientista, de modo a criar uma literacia científica mais democrática?"

ENTRADA LIVRE
Público-alvo: Público em geral

[FOTOGRAFIAS DO EVENTO]

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------