Ciência às Seis! "Porque nos havemos de importar com a ciência"

Publication date: 23-03-2017 16:39

Ciência às Seis Porque havemos de nos importar com a ciência_thumb

Na próxima 3ª feira, 28 de Março de 2017, pelas 18h realiza-se no RÓMULO Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a palestra "Porque nos havemos de importar com a ciência" com Joana Lobo Antunes

O ciclo de palestras "Ciência às Seis!" é coordenado por António Piedade e vai decorrer até Julho de 2017.

RESUMO DA PALESTRA:

A ciência e tecnologia são das principais forças motrizes de uma economia moderna, são inúmeros os exemplos que nos rodeiam e que demonstram constantemente o quanto a nossa vida mudou graças ao conhecimento e à sua aplicação. Aumento da esperança média de vida, aumento da qualidade de vida, maiores níveis de conforto, maior interacção entre pessoas distantes, melhores acessos.

É fácil compreender o impacto daquilo que chega à sociedade em forma de produtos e serviços, no entanto a Ciência que está a ser produzida neste momento nos institutos de investigação e universidades demorará muito tempo a ser compreendida na sua plenitude. Ao mesmo tempo, é essa ciência complexa, nova e inovadora que temos de conseguir fazer chegar às pessoas, para que por um lado saibam o que é produzido pelo investimento do dinheiro dos seus impostos e por outro continuemos a alimentar a cultura científica da população, e o prazer intelectual em compreender o conhecimento gerado com quem o faz.

O principal desafio para os comunicadores de ciência hoje em dia é conseguir traduzir este conhecimento, de forma tão estimulante quanto a paixão e empenho que os investigadores depositam nele. Para que as pessoas se importem de vez com a Ciência.

ENTRADA LIVRE
Público-alvo: Público em Geral

[FOTOGRAFIAS DO EVENTO]

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------