Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho

Destaques

Ciência às Seis! "Sociologia da Ciência e Estudos Sociais da Ciência: duas perspectivas sobre um objecto?"

Publication date: 04-05-2017 13:55

Ciência às Seis Sociologia da Ciência e Estudos Sociais da Ciência: duas perspectivas sobre um objecto Thumb

Na próxima terça-feira, 9 de Maio de 2017, pelas 18h realiza-se no RÓMULO Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a palestra "Sociologia da Ciência e Estudos Sociais da Ciência: duas perspectivas sobre um objecto?" com Ana Delicado, socióloga do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

O ciclo de palestras "Ciência às Seis!" é coordenado por António Piedade e decorre até Julho de 2017.

RESUMO DA PALESTRA:

"Nenhuma actividade humana é estranha às ciências sociais e a ciência disso não é exceção. A ciência pode pois ser um objeto de estudo para as ciências sociais e em particular a sociologia. Mas há diferentes formas de estudar a ciência. A mais tradicional/clássica olha para a ciência enquanto profissão, com as suas formas de formação, regulação e promoção. Ou enquanto campo social, com o seu capital próprio e hierarquia de posições diferenciada. Ou enquanto sistema, composto por instituições, sujeito à influência de políticas públicas.
Mas há outras formas de estudar a ciência, que se centram em como o conhecimento científico é manufaturado, que tentam “abrir a caixa negra” dos processos de investigação e compreender a produção de ciência como uma construção social. Se a primeira é relativamente consensual e pouco discutida fora do meio académico da sociologia, a segunda “saltou a barreira” entre as ciências “duras” e “fofas” e tem suscitado algumas controvérsias e acusações de “relativismo”, ao equiparar a ciência a outros tipos de conhecimento. Serão então os estudos sociais de ciência “anti-ciência”? Ajudarão eles a minar a confiança do público na ciência? Ou poderão ter um papel na melhoria da compreensão mútua entre ciência e sociedade?"

ENTRADA LIVRE

Público-alvo: Público em geral

[FOTOGRAFIAS DO EVENTO]

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------