Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho

Ciência e Religião (em debate)

Publication date: 20-01-2015 22:58

news_archive_04

Na 5ª feira, 22 de Janeiro de 2015, pelas 21h, no RÓMULOCentro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, localizado no piso térreo do Departamento de Física da FCTUC, realiza-se um debate subordinado ao tema “Ciência e Religião”, apresentado pelo FísicoCarlos Fiolhais e que conta com a presença de Álvaro Balsas, Professor da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga.

BIOGRAFIA DO ORADOR:

Álvaro Balsas nasceu na Figueira da Foz, em 1963. É Licenciado em Física pela Universidade de Coimbra e foi Assistente de Física na Universidade de Aveiro, onde prestou Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica na área de Mecânica Quântica. É doutorado em Filosofia da Ciência pela UCP, com a tese Realismo e Localidade em Mecânica Quântica. Fez estudos de Filosofia (Braga) e de Teologia (Madrid e Berkeley, USA), tendo obtido o grau de Mestre em Teologia Sistemática, com a tese Divine Action and the Laws of Nature: An Approach Based on the Concept of Causality Consonant with Contemporary Science. Professor Auxiliar da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Braga, onde ensina as disciplinas de Lógica, Estatística, Filosofia da Natureza, Filosofia Medieval e Cristianismo e Cultura.

Tem desenvolvido e publicado a sua investigação nas áreas de Fundamentos de Mecânica Quântica, de Física da Matéria Condensada, de Filosofia da Ciência e de Ciência e Religião, sendo também Adjunto do Director da Revista Portuguesa de Filosofia. É sacerdote e membro da Companhia de Jesus.

< cartaz > - < facebook >
Contactos: ccvromulocarvalho@gmail.com / 239 410 699  -  (Entrada livre; Público em geral)