Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho

Ciência na Rua

Publication date: 14-07-2017 19:47

Ciência na Rua 17

No âmbito de mais uma edição do Ciência Viva no Verão em rede 2017, o Rómulo oferece ao público em geral uma série de *actividades experimentais de divulgação de ciência.

Local: esplanada do Café de Santa Cruz
Hora: entre as 10:00h e as 13:00h
Equipa: António Piedade, Manuela Serra e Silva, Cristina Miranda, Sara Amaral

JULHO

17 - Corrida das cores (Fura o balão)
As cores também correm! Através de uma técnica que permite a separação de moléculas - electroforese - vamos conseguir perceber a carga e o tamanho de diferentes corantes por acção da corrente eléctrica. Para isso, utiliza-se uma matriz porosa, onde são colocadas as amostras a analisar, e onde os fragmentos ou moléculas migram com maior ou menor velocidade e para pólos distintos consoante a sua carga e tamanho. Para isso terás de calçar as luvas e fazer uma experiência como num laboratório real.

18 - Vulcões e bombinhas (Vela flutuante)
Nesta actividade vai acontecer uma verdadeira explosão, como em vulcões, mas pela mistura explosiva de diferentes substâncias químicas.

19 - Mensagens proibidas (Cromatografia)
Sabes o que são substâncias ácidas e básicas? Através do comportamento de diferentes substâncias podemos esconder mensagens secretas... queres aprender a enviar mensagens químicamente codificadas?

20 - Onde estão os teus neurónios? (Pão saltitão)
Os neurónios são as células mais importantes na transmissão de mensagens no organismo. Eles comunicam uns com os outros através de sinais químicos - neurotransmissores - e eléctricos, transportando a informação do cérebro até ao resto do teu corpo. Nesta actividade vamos aprender como são os neurónios, a sua importância no nosso corpo, as suas funções e como comunicam com os outros neurónios.

21 - Vulcões bombinhas (Perna de elefante)

23 - Cérebro baralhado (Moeda mágica)
O cérebro comanda todo o nosso organismo. É um órgão fantástico que trabalha sem parar. Mas por vezes engana-se! Nesta actividade vamos fazer alguns jogos que podem enganar o teu cérebro!

24 - Vamos ver células! (LavaLamp)
As células são a unidade básica da vida - os tijolos do nosso organismo. Esta actividade explora questões da área da biologia celular e vamos responder a questões como: Onde podemos encontrar células?; Como é formada uma célula?; Que partes constituem uma célula?; Podemos ver uma célula a olho nu?. O microscópio será essencial para observar células muito diferentes!

25 - Corrida das cores (O pião que flutua)

26 - Vulcões e bombinhas (O pente que atrai água)

27 - Mensagens proibidas (ovo em fuga)

31 - Onde estão os teus neurónios? (Perna de elefante)

... entre outras actividades

SETEMBRO

1 - Cérebro baralhado (Fura o balão)
4 - Vamos ver células (Vela flutuante)
5 - Corrida das cores (Cromatografia)
6 - Vulcões e bombinhas (Pão Saltitão)
7 - Mensagens proibidas (Moeda mágica)
8 - Onde estão os teus neurónios (LavaLamp)
11 - Corrida das cores (O pião que flutua)
12 - Vulcões e bombinhas (Ovos em fuga)
13 - Mensagens proibidas (O pente que atrai água ; Perna de elefante)
14 - Vamos ver células (Pão saltitão ; Ovo em fuga)
15 - Várias actividades

... entre outras actividades

[Fotografias dos eventos]

< Programa Geral> <Flyer>

* Acções realizadas em colaboração com o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC) e o NEDF - Núcleo de Estudantes do Departamento de Física (AAC).

Contactos: Maria Manuela Serra e Silva ccvromulocarvalho@gmail.com / 239 410 699