Ciência no Jardim (2018)

Publication date: 17-07-2018 17:42

Ciência no Jardim thumb

No dia 16 de Julho, tem lugar na Casa de Chá da APPACDM a leitura do conto "Nadadorzinho", de Leo Lionni.
No dia 23 de Julho será a vez da leitura do conto "A menina do mar" e dia 10 de Setembro "A árvore da escola".

**************

A leitura de contos na Casa de Chá do Jardim da Sereia é realizada no âmbito do programa Ciência Viva no Verão em Rede 2018 promovido pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, em parceria com o RÓMULO Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, que leva a Ciência à rua com centenas de acções de participação gratuita em todo o país, organizadas por centros ciência viva, instituições científicas, autarquias, empresas e associações científicas, a decorrer de 15 de Julho a 15 de Setembro.

Descrição: No belíssimo Jardim da Sereia, junto à Casa de Chá, vamos ler um conto infanto-juvenil e falar de ciência.
Ponto de encontro: Casa de Chá, Parque de Santa Cruz - Jardim da Sereia.  Duração: 1 h
Nº de sessões: 3
Equipa: Maria Manuela Serra e Silva, Helena Arede, António Piedade  Acessibilidade: Esta ação está assinalada como acessível a pessoas portadoras de deficiência.

***********************************************************************************************

JULHO

Dia 16 às 18h - Leitura do conto infanto-juvenil "Nadadorzinho" de Leo Lionni
Dia 23 às 18h - Leitura do conto infanto-juvenil "A menina do mar" de Sofia de M. Breynner

SETEMBRO

Dia 10 às 18h - Leitura do conto infanto-juvenil "A árvore da Escola" de António Sandoval

SINOPSE DO LIVRO "NADADORZINHO"

Algures, num cantinho no mar, vivia um cardume de peixinhos. Todos eram vermelhos, excepto um deles, que era tão preto, como a casca de um mexilhão. Nadava mais depressa do que os seus irmãos e irmãs e o seu nome era Nadadorzinho.
A história de Nadadorzinho, como todos os livros de Leo Lionni, convida a pensar e a aprender valiosas lições de vida. O valor da diferença e o respeito que se deve a quem - por cultura ou aspecto físico - não partilha das características comuns, reflecte-se nas primeiras páginas deste clássico da literatura infantil de todos os tempos.
Plano Nacional de Leitura - Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.

SINOPSE DO LIVRO "A MENINA DO MAR"

Tendo a praia como cenário, este conto revela-nos a amizade entre um rapaz e a Menina do Mar. Cada um vive no seu mundo, o rapaz na terra e a menina no mar, mas a curiosidade de ambos leva-os a querer partilhar essas diferenças: a menina fica a saber o que é o amor, a saudade e a alegria; o rapaz aceita viver com ela no fundo do mar.

SINOPSE DO LIVRO "A ÁRVORE DA ESCOLA"

No pátio da escola havia uma árvore. Só uma. O Pedro gostava de correr perto daquela árvore durante o recreio. Quando passava ao seu lado olhava-a de soslaio, para não chocar com ela. Um dia parou e reparou nela. Era fininha,  com ramos delgados, pareciam de arame, e tinha algumas folhas secas. Pedro aproximou-se e acariciou-lhe o tronco. De repente, brotou uma folha nova. "A árvore da escola", com texto de António Sandoval e ilustrações de Emilio Urberuaga conta a história de uma espécie botânica única no mundo: uma árvore que se alimenta de carinho e companhia.
Uns raminhos frágeis e delgados florescem e transformam-se numa árvore frondosa, capaz de receber ninhos e passarinhos, baloiços e crianças, e até uma cabana que se faz biblioteca. A certa altura, da árvore nasce uma semente e o ciclo de carinho e crescimento recomeça com uma nova árvore e uma nova escola...

PARTICIPAÇÃO LIVRE E GRATUITA

Sem Inscrição.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------