“Conversas ao fim da tarde”, com Arsélio Pato de Carvalho

Publication date: 01-06-2013 18:07

news_archive_08

No próximo dia 4 de Junho de 2013, pelas 18:00h, no RÓMULOCentro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, localizado no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, terá lugar mais uma “Conversa ao fim da tarde”, com “Arsélio Pato de Carvalho” professor jubilado de Biologia da Universidade de Coimbra e Director do Instituto de Educação e Cidadania da Mamarrosa, que falará sobre “A Escola Moderna: aprender ao longo da vida”.

::.. RESUMO ..::

A evolução dos sistemas educativos formais não lidera os desenvolvimentos sociais e económicos, mas pelo contrário essa evolução é conduzida por esses desenvolvimentos. Assim, a mudança na Educação não provem só do sistema de ensino formal, mas é muito influenciada por organismos criados dentro da própria sociedade, como associações sem fins lucrativos, fundações, e outras organizações da sociedade civil. Estes organismos podem organizar cursos e outras formas de ensinar, não formais, não conducentes a graus, focadas nas necessidades educativas do momento. Serão apresentados exemplos de ensino não formal que, nas últimas décadas, precedeu e desencadeou em Portugal o ensino moderno de licenciatura e pós-gradução nas ciências. Mais recentemente, programas de ensino não formal estão a “desbloquear” o ensino formal nas escolas.

• Dia: 4 de Junho de 2013 (3ª feira)
  • Horário: 18h00
  • Local: Rómulo-CCVUC-Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra – Departamento de Física da FCTUC,Piso térreo.
  • Público-alvo: A sessão é aberta a quem pretender conversar com Arsélio Pato de Carvalho. Entrada Livre.
  • Convidado: Arsélio Pato de Carvalho
  • Apresentador: Carlos Fiolhais Director do Rómulo-CCVUC