Conversas ao fim da tarde – Mariano Gago

Publication date: 08-03-2013 22:36

news_archive_09

No próximo dia 12 de Março de 2013, pelas 18:00h, no RÓMULOCentro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, localizado no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, terá lugar uma “Conversas ao fim da tarde”, com José Mariano Gago, Físico de Partículas.

Nascido em 1948, José Mariano Gago obteve em 1971 a licenciatura em engenharia electrotécnica no Instituto Superior Técnico e doutorou-se em Física em 1976 pela Universidade de Paris. Trabalhou como pós-doutorado na Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN). É Professor Catedrático no Instituto Superior Técnico e presidente do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas – LIP. Foi presidente da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica entre 1986 e 1989, Ministro da Ciência e Tecnologia entre 1995 e 2002 e Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de 2005 a 2011. Recebeu várias distinções nacionais e internacionais. Deve-se-lhe em grande medida o enorme crescimento da investigação científica em Portugal nas últimas décadas assim como da cultura científica (de que é exemplo a rede de Centros Ciência Viva onde o Rómulo se integra).

A sessão é aberta a quem pretender conversar com José Mariano Gago sobre Rómulo de Carvalho, os livros de divulgação científica e, em geral, sobre ciência e sociedade.

O convidado será apresentado por Carlos Fiolhais, Director do Rómulo.

• Dia: 12 de Março de 2013 (3ª feira)
  • Horário: 18h00
  • Local: Rómulo-Centro Ciência Viva da Universidade de CoimbraDepartamento de Física da FCTUC, Piso térreo.
  • Público-alvo: Todos os interessados. Entrada Livre.
  • Convidado: José Mariano Gago
  • Apresentador: Carlos Fiolhais