Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho

Está a Europa em vias de se suicidar? (conf. projeto Quark!)

Publication date: 06-06-2012 18:42

news_archive_10

No próximo dia 8 de Junho de 2012 realiza-se no Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho, localizado no Departamento de Física da FCTUC, pelas 21h15, a palestra “Está a Europa em vias de se suicidar?” inserida no Projecto Quark! – Escola de Física para Jovens.

RESUMO
    A palestra passa em revista algumas opiniões recentes expressas por economistas galardoados com o Prémio Nobel, relativas à crise europeia e suas soluções, para sublinhar quão divergentes são as posições dos economistas, mesmo daqueles que mereceram e merecem o maior dos reconhecimentos. De facto, esta é uma conferência sobre a pluralidade da Economia. A coexistência de posições divergentes, ou mesmo opostas, mas ainda assim cientificamente fundamentadas, que dão origem a diferentes políticas e soluções de governo, é um facto que deve ser encarado com naturalidade na ciência económica, inerente à sua condição de ciência humana.

BIBLIOGRAFIA
      Pedro Miguel Girão Nogueira Ramos licenciou-se em Economia pela Universidade de Coimbra em 1980. Concluiu o Doutoramento em Economia na mesma universidade, em 1992.
Desempenha as funções de docente na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra desde 1980, sendo actualmente Professor Associado com Agregação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Foi presidente do Conselho Científico da Faculdade de Economia entre 1998 e 2000. Foi coordenador, por parte da Universidade de Coimbra, do Gabinete Inter-universitário de Apoio ao Desenvolvimento Estratégico (GIADE). Trabalhou para o Instituto Nacional de Estatística, tendo desempenhado as funções de Director das Contas Nacionais. Foi ainda consultor do Eurostat.

• Orador:
    Prof. Doutor Pedro Nogueira Ramos

• Data: 8 de Junho 2012, às 21h15

• Local: Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho – Departamento de Física da FCTUC

• Contexto:
    Projecto Quark! - Escola de Física para Jovens

• A opinião dos Prémios Nobel (dos que foram e dos que hão-de ser…)

• Cartaz: link

• Contactos: ccvromulocarvalho@gmail.com / 239 410 699   –   (entrada livre)