Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho

news_archive_12

Por Rui Vilão

– 21 de Junho ’11 (3ª Feira), 18h – 19h
   – Nas instalações do Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho- Universidade de Coimbra.

Rui Vilão, numa abordagem acessível, vai demonstrar que a Física do som condiciona aspectos essenciais do discurso musical.

Tal como a anatomia da voz humana condiciona a linguística, impondo características comuns a todas as línguas humanas (por exemplo a qualidade e quantidade de vogais e consoantes que podem ser emitidas), também as leis da acústica física estabelecem padrões que, de alguma forma, determinam a construção das escalas musicais. Desta forma assinalamos o Dia Europeu da Música, no dia do solstício do Verão: 21 de Junho, estabelecido por ocasião das celebrações do ano Europeu da Música, celebrado em 1985.

Rui Vilão é docente do Departamento de Física da Universidade de Coimbra, tendo como especiais interesses de estudo o hidrogénio em semicondutores e a espectroscopia do muão positivo. Colabora ainda regularmente, como organista, com a Paróquia de São José em Coimbra, com a Capela da Universidade de Coimbra, com a Igreja do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e com a Escola Diocesana de Música Sacra de Coimbra.