Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Fronteiras da Ciência: “Determinismo e susceptibilidade: duas caras na nova genética”

Publication date: 04-04-2016 22:36

FC_FronteirasDaCiencia3_thumb.jpg

Esta 5ª feira, 7 de Abril de 2016, pelas 18h realiza-se no RÓMULO Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, localizado no Departamento de Física, a palestra intitulada “Determinismo e susceptibilidade: duas caras na nova genética“, com Cláudio E. Sunkel, no âmbito do ciclo Fronteiras da Ciência, coordenado por António Piedade, a decorrer de Fevereiro a Julho de 2016.

RESUMO DA PALESTRA

Durante os últimos anos, o avanço da Biologia tem conhecido resultados espantosos sobre a forma como os organismos se desenvolvem, sobre as bases genéticas do desenvolvimento e sobre a contribuição de fatores externos nos processos que levam a formação de um organismo. Para isto tem contribuído de forma decisiva o desenvolvimento da Biologia Molecular que neste momento permite a sequenciação de um genoma humano em poucos dias e a um custo muito reduzido. Esta avalanche de dados e a sua análise bioinformática estão a permitir que a contribuição dos genes para as doenças seja uma pergunta cada vez mais recorrente. Nesta apresentação, pretendo abordar de que forma por uma parte o nosso genoma condiciona e determina o nosso fenótipo, e por outra como e porque somos afinal todos tão diferentes, mostrando diferentes graus de susceptibilidade para o aparecimento e tratamento da maior parte das nossas doenças.

ENTRADA LIVRE
Público-alvo: Público em geral

[FOTOGRAFIAS DO EVENTO]

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

< Cartaz >< Programa >< Facebook >
Contactos: Maria Manuela Serra e Silva – ccvromulocarvalho@gmail.com / 239 410 699