Fronteiras da Ciência : "Envelhecimento"

Publication date: 24-10-2016 13:40

Na próxima 3ª feira, 25 de Outubro de 2016, pelas 18h realiza-se no RÓMULO Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a palestra intitulada "Envelhecimento", com Miguel Godinho Ferreira do Instituto Gulbenkian de Ciência

Esta palestra encerra o ciclo Fronteiras da Ciência, coordenado por António Piedade que decorreu de Janeiro a Julho de 2016.

Envelhecimento_Thumb.png

RESUMO DA PALESTRA

O progresso da medicina, da higiene e do saneamento básico são responsáveis pelo aumento da esperança média de vida no mundo moderno. No entanto, o aumento na incidência de doenças relacionadas com a idade, devido ao envelhecimento da população tornou-se uma grande preocupação e um peso socioeconómico sério na nossa sociedade. Por conseguinte, existe uma necessidade urgente para uma melhor compreensão dos processos biológicos envolvidos no envelhecimento a fim de prologar também a saúde ao longo da nossa vida. Vários trabalhos sugerem que o encurtamento das extremidades dos cromossomas, ou seja, os telómeros, desempenham um papel crítico nas deficiências observadas durante o envelhecimento. Nesta palestra serão referidos os mais recentes avanços nesta área na perspectiva de um investigador de ciência fundamental.
Miguel Godinho Ferreira

ENTRADA LIVRE
Público-alvo: Público em geral

FOTOGRAFIAS DO EVENTO