Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho

Destaques

Lançamento do livro “A Dinâmica da Espiral: uma aproximação ao mistério de tudo”

Publication date: 12-10-2013 16:45

news_archive_07

No próximo dia 15 de Outubro de 2013 (3ª feira), pelas 18h, realiza-se no Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, o lançamento do livro “A Dinâmica da Espiral: uma aproximação ao mistério de tudo“, de Sebastião J. Formosinho e J. Oliveira Branco, da Editora Imprensa da Universidade de Coimbra, com a apresentação do Professor Doutor Carlos Fiolhais.

Sinopse:

Demandar o mistério de tudo, parece ambicioso. Mas os autores não vêm falar “sobre” tudo. Como nos tomos anteriores – 1. O brotar da Criação. Um olhar dinâmico pela ciência, a filosofia e a teologia; 2. A Pergunta de Job. O homem e o mistério do mal; 3. O Deus que não temos. Uma história de grandes intuições e mal entendidos – aspiram a “uma aproximação”. Interrogam questões essenciais para o homem. O real não está aí/aqui a desencorajar mas a estimular a procura.
   É difícil supor que este é o único planeta em que a vida seja viável. Inclusive a vida inteligente. Há temas que é preciso repensar à escala cósmica, e mais. Esta nova consciência obriga a alargar o horizonte. É tempo de se começar a enfrentá-los. A cosmologia e a física anteciparam-se. A filosofia não tinha de se atrasar. E a cultura e a teologia não podem ignorar esta questionação.
     É possível afirmar, na base mais de um saber tácito do que explícito, que tudo paira num Horizonte que desafia sem limite. Mais dentro ressoa a intensidade. Aceitando os alicerces de confiança em que assenta o conhecimento humano, é possível estar seguro da Inteligibilidade do real. E daí, tentqar entrever mais.
      Perfaz se uma tetralogia? São volumes independentes, e não importa o rótulo. A Dinâmica da Espiral. Uma aproximação ao mistério de tudo propõe-se ir ao encontro de leitores/as que gostam de reflectir por si.

• Dia: 15 de Outubro de 2013(3ª feira)
  • Horário: 18h00
  • Local: Rómulo-CCVUC-Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra – Departamento de Física da FCTUC,Piso térreo.
  • Público-alvo: Público em geral. Entrada Livre.
  • Apresentador: Carlos Fiolhais Director do Rómulo-CCVUC
  • Cartaz: link