Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho

LITERATURA – Conferência no âmbito do Projecto Quark!

Publication date: 17-04-2012 18:56

news_archive_10

No próximo dia 20 de Abril de 2012, no âmbito do Projecto Quark!, realiza-se noCentro Ciência Viva Rómulo de Carvalho, localizado no Departamento de Física da FCTUC, pelas 21:15h, a Palestra “LITERATURA”, com o Prof. Doutor Manuel Portela.

Água, Terra, Ar, Fogo:
    poesia dos 4 elementos.
    Tomando como ponto de partida uma poema do autor sueco Tomas Tranströmer(Prémio Nobel da Literatura 2011), será feito um breve percurso sobre a presença dos quatro elementos em múltiplas formas de poesia (escrita, sonora, visual, digital), com exemplos que vão do Renascimento à poesia atual. Nestes poemas dos quatro elementos veremos também a relação entre poesia e ciência.

NOTA BIBLIOGRÁFICA:
Manuel Portela é Professor Auxiliar Agregado no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Coimbra. Doutorado em Cultura Inglesa pela Universidade de Coimbra (2001) e Agregado em Literatura Inglesa (2010). Leciona nos cursos de licenciatura de Línguas Modernas, Estudos Artísticos e Ciências da Informação; e nos cursos de doutoramento em Materialidades da Literatura e em Arte Contemporânea.

Cartaz: link

Contactos: ccvromulocarvalho@gmail.com / 239 410 699