Mistérios da água : propriedades de uma substância extraordinária

Publication date: 09-11-2017 19:32

Mistérios da água thumb

Na próxima quarta-feira, dia 14 de Novembro, pelas 18 horas, no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, o Prof. Doutor José Teixeira Dias professor jubilado da Universidade de Aveiro e investigador do Centro de Química-Física Molecular da Universidade de Coimbra, proferirá uma palestra subordinada ao tema da água: “Mistérios da água: propriedades de uma substância extraordinária”.

Esta palestra é realizada com a colaboração do Núcleo de Estudantes de Biologia da Universidade de Coimbra.

Resumo da palestra

A água é uma das poucas substâncias que, na fase sólida, flutua em cima da fase líquida.  E tem uma capacidade de absorção de calor verdadeiramente invulgar (é por isso é que as temperaturas são amenas perto da costa)? Por ser um extraordinário solvente, a água desempenha um papel importantíssimo na vida tal como a conhecemos na Terra.  Essa substância, tão comum no nosso planeta (no qual existe em três estados: sólido, líquido e gasoso) tem algumas propriedades muito estranhas. Hoje sabemos muito sobre a água, com base no conhecimento da sua estrutura e dinâmica molecular, mas essa substância continua a ser objecto de investigação. Alguns mistérios foram revelados, mas outros permanecem por esclarecer.

*Fotografias do evento*

ENTRADA LIVRE
Público-alvo: Público em geral

Cartaz > – < Facebook >