Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho

Destaques

Apresentação do livro: "O sangue de Bizâncio: ascensão e queda do império romano do oriente"

Publication date: 26-09-2017 14:15

O sangue de Bizâncio thumb

Na próxima quarta-feira, dia 27 de Setembro, pelas 18 horas, no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, o Prof. Doutor João Gouveia Monteiro, professor e investigador no Centro de História da Sociedade e da Cultura, vem fazer a apresentação do seu último livro: “O sangue de Bizâncio: ascensão e queda do império romano do oriente”

SINOPSE

Esta obra visa dar a conhecer a história do Império Romano do Oriente – conhecido como Império Bizantino (séculos IV-XVI). Trata-se de um livro panorâmico, centrado nos aspetos políticos e militares, que pretende facilitar um primeiro contacto com a odisseia milenar da parte oriental do velho Império Romano, derrubado pelos povos bárbaros no século V. Não é possível compreender a Europa atual sem conhecer a história do Império Bizantino; só através dela poderemos perceber o início da expansão muçulmana, o percurso do Cristianismo, a constituição da Igreja Ortodoxa, o aparecimento do alfabeto cirílico, a origem dos nacionalismos balcânicos, a formação do Estado russo, a aventura do pequeno reino da Arménia ciliciana, a epopeia dos Mongóis na Ásia Menor, as Cruzadas na Terra Santa... Este é, pois, um livro de iniciação a um tema quase esquecido pelos historiadores e pelos programas universitários portugueses. E uma porta de entrada num mundo único e fascinante – o do império cor de púrpura, que os Turcos Otomanos acabariam por conquistar em 1453.

*Fotografias*

ENTRADA LIVRE
Público-alvo: Público em Geral

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------